terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O HOMEM INTEGRAL

O HOMEM INTEGRAL

A Constituição do homem

O homem como ser integral:

Segundo O LIVRO DOS ESPÍRITOS (LE), item VI da Introdução, o homem é constituído de:

1. O corpo material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo fluido vital;

2. A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo (= princípio inteligente);

3. O laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a alma e o corpo. Esse laço é o cordão fluídico ou Perispírito.

Natureza do Perispírito

Perispírito: Substância vaporosa, fluídica, quintessenciada que envolve o Espírito (L.E. Cxap. I, 2ª Parte). É o órgão de transmissão do pensamento e da vontade da Alma.

Os Espíritos mais evoluídos têm necessidade de órgãos mais perfeitos para a transmissão de sua vontade e do seu pensamento.

Conclusão: Quanto mais evoluído é o Espírito, mais fluídico é o perispírito.

Então: Alma mais evoluída Ò pensamento mais elevado Ò perispírito mais delicado Ò fluido mais puro Ò corpo mais sadio.

Os Espíritos formam seus perispíritos a partir do fluido cósmico universal do mundo em que habitam. Passando de um mundo para outro, mudam de envoltório, como o homem que muda de roupa. (LE 94).

O Perispírito tem a forma que o Espírito queira (LE 95).

Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste de matéria própria deste com a rapidez do relâmpago (LE 187).

A alma jamais se separa do seu Perispírito (LM 54).

A Perispírito faz parte integrante do Espírito, como o corpo faz parte do homem (LM 55).

O perispírito é o envoltório fluídico que, de certa forma, faz parte integrante do Espírito (A Gênese, cap XI, 17).

Uma das funções do Perispírito é agir sobre as células e os tecidos, durante a vida embrionária, levando-os a se diferenciarem nos diversos tecidos e órgãos (Modelo Organizador Biológico).

Na Codificação encontramos a explicação de que o Perispírito é ligado ao corpo célula a célula, molécula a molécula.
Os seres vivos, desde os simples protozoários, são o efeito de seus próprios campos perispirituais.
Os mais avançados na evolução são os que já possuem qualidades mais específicas, adquiridas nas múltiplas vivências, onde o perispírito, como campo de energias mais amadurecidas, apresenta-se com o modelo organizador mais rico de qualidades.
Assim, no perispírito estaria uma espécie de prévio modelo, impondo as potencialidades na matéria, que também o sustenta, pelo fornecimento das experiências que aí se processam.
O perispírito é o campo modelador a serviço do Espírito, onde, pequena parte das suas qualidades é refletida numa determinada reencarnação. Ele está implantado na matéria, mas pode sofrer afrouxamentos nessas ligações em estados especiais (no transe e no sono e outros desdobramentos). (Correlação Espírito Matéria, de Jorge Andréa, páginas 20 e 21, Ed. Societo Lorenz).
"O perispírito dirige, orienta e comanda e metabolismo vital sob a influência do Espírito". (Busca do Campo Espiritual pela Ciência, de Jorge Andréa, página 61, Ed. Societo Lorenz).
"O Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa". (Allan Kardec, Obras Póstumas, 1a. Parte).



Ação do Espírito sobre o Corpo e Vice-Versa

A vontade de realizar algo parte do Espírito, que deseja e quer. Essa vontade é determinada ao Perispírito, órgão sensitivo do Espírito, corpo fluídico que o envolve e que é o intermediário das suas manifestações, agindo no duplo sentido: de dentro para fora, isto é, do Espírito para o exterior, e vice-versa. A execução é feita pelo corpo físico. Segundo Bezerra de Menezes ("A Loucura sob Novo Prisma", página 108):
"O Perispírito recebe, pelo sistema nervoso sensitivo, todas as impressões do corpo e como um espelho reflete-as para o Espírito, que toma conhecimento delas. Então, o Espírito imprime no Perispírito suas volições (o que o Espírito quer), que são transmitidas ao corpo pelos nervos motores".



Exemplo: Picada de mosquito: A impressão é levada ao cérebro pelos nervos sensitivos e ali gravada no perispírito, que é ligado a todas as moléculas do corpo. A Alma toma conhecimento e sente dor. Uma "ordem" é dada para o local da picada, para afastar o mosquito.

O PERISPÍRITO E SUA CONSTITUIÇÃO



Em três artigos, publicados no Jornal "O Semeador" (FEESP), de agosto, setembro e outubro de 1993, Durval Ciamponi nos mostra o Perispírito como um corpo formado por camadas. Esse estudo seria publicado, mais tarde, em seu livro "A Evolução do Princípio Inteligente", editado pela FEESP, em março de 1995.

No segundo artigo, o Autor nos diz o seguinte:

"Qual é, realmente, a constituição do Perispírito e onde se localizam os centros de força?

"Formulamos essas perguntas ao Mentor Espiritual, ao final de uma reunião de estudos, na Federação Espírita de São Paulo, no dia 24/09/1984, às 16:30 h, após a exposição de aula sobre Perispírito e centros de força. Os esclarecimentos que se seguem foram dados, segundo pensamos, por André Luiz, que se manifestou ao final da aula. Fizemos as anotações da melhor maneira possível, sem gravador, por isso esperamos não ter incorrido em erros de registro.

"Disse o mentor:"O Perispírito compõe-se de diversos corpos, que vão se superpondo em camadas, até atingir sua forma mais alva e sutil. Esses corpos são os seguintes: corpo etéreo, corpo astral e corpo mental. O corpo mental, por sua vez compõe-se de muitos corpos, conforme o grau de evolução do Espírito. Estes corpos são: corpo mental inferior, corpo mental médio, corpo mental superior e corpo metal sublime.

"Após este nível, temos a espiritualidade maior, onde o Perispírito se apresenta em outros graus, até perder seu peso específico. Os chacras localizam-se em todo esse conjunto. Atravessam todas as camadas. Quando se diz que está no duplo etéreo, está-se a dizer que a atuação mental está no duplo, que neste caso toma parte atuante." (Durval Ciamponi, "O Semeador", Setembro/93).

Independentemente da comunicação ter sido dada por André Luiz, no que acreditamos, ela é coerente com as informações, citadas nos artigos anteriores, dadas por esse respeitável Amigo Espiritual.

Como nos diz o autor, é o próprio André Luiz, o Mensageiro da Espiritualidade, que coerentemente vem complementar as informações dadas em suas obras, sistematizando-as.

Do mesmo modo que a Ciência, a cada dia, penetra nas profundezas da estrutura atômica, descobrindo novas partículas, os Espíritos nos revelam que, entre o Espírito e o corpo físico, há camadas intermediárias, compostas de matérias com diferentes densidades e que, na verdade, o Perispírito é um conjunto de composição heterogênea que envolve o Espírito inteligente e é constituído de vários pontos. Então, a nossa visão do Homem Integral fica mais ampliada e, através dessas informações, teremos as seguintes definições:

- Corpo mental - Envoltório sutil da mente, presente desde a criação do Espírito, com as suas quatro subdivisões (sublime, superior, médio e inferior). É nesse corpo que ficam gravadas as experiências adqueridas pelo Espírito.

- Corpo espiritual ou corpo astral ou psicossoma - É o retrato do corpo mental. Corpo de relação do Espírito, quando separado do corpo físico. Esta separação pode ser temporária, como no desdobramento que ocorre durante o sono físico, ou definitiva, como no fenômeno da morte. Este corpo ainda é perecível.

- Corpo Etéreo ou duplo etéreo - Corpo formado de eflúvios vitais na sua maior parte emanados do neuropsiquismo do corpo físico. Como este, desaparece após a morte. É a parte que permanece junto ao corpo físico quando o Espírito deste se separa, temporária ou definitivamente.

Na figura (pág.___), na qual não estão assinaladas as subdivisões do corpo mental, os corpos que compõem o Perispírito estão representados por cor escura, em tonalidades que se tornam mais fracas, à medida que se aproximam do Espírito. Estas diferentes tonalidades estão utilizadas, simplesmente, para dar-nos uma idéia das diferentes densidades destas camadas. O Espírito está representado pela cor mais clara, indicando uma natureza diferente da natureza do Perispírito. As camadas mais sutis penetram nas mais densas; porém as mais densas não penetram nas mais sutis.

Deste modo, fica fácil entender os mecanismos envolvidos na comunicação entre o Espírito e a matéria densa do corpo físico, e vice-versa. Essa transmissão de mensagens ocorre de maneira gradual, passando por camadas afins entre si. Se o Perispírito fosse um corpo uno e de constituição homogênea, ele não teria capacidade de ter afinidade com esses dois extremos: o corpo físico, que é matéria densa, e o Perispírito, que é matéria sutil. Lembremos a infinidade de tipos de fluidos que existem entre o fluído cósmico universal, que é a origem da matéria que conhecemos, e a matéria que constitui o nosso corpo físico.

Segundo André Luiz (Evolução em dois Mundos), "o corpo espiritual não é o reflexo do corpo físico, porque, na realidade, é o corpo físico que o reflete, tanto quanto, ele próprio, o corpo espiritual, retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação".

"O corpo espiritual é o veículo físico por excelência, com sua estrutura eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, de acordo, porém, com as aquisições da mente que o maneja. Todas as alterações que apresenta, depois do estágio berço-túmulo, verificam-se na base da conduta espiritual da criatura que se despede do arcabouço terrestre para continuar a jornada evolutiva nos domínios da experiência". (...) "O corpo espiritual rege a atividade funcional dos órgãos relacionados pela fisiologia terrena". (EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, páginas 27 e 28).

"O corpo mental é o envoltório sutil da mente". (idem).

Vejamos o significado da palavra mente segundo os dicionários: mente, intelecto, alma, espírito, imaginação, vontade.

"É no Perispírito que se gravam as lembranças; é nele que o conhecimento se incorpora. O perispírito é a idéia diretora. É ele que armazena, registra, conserva todas as volições e ideais da alma". (Gabriel Delane).

"(...) A alma é um centro imperecível de força e de vida, inseparável da sua forma sutilíssima (perispírito)". (JOANNA D'ARC, MÉDIUM, de Léon Denis, Cap IV).

O Ser Humano Tem Sete Corpos

Explicação de Santo Afonso de Liguori, dada em "O Livro dos Médiuns", para o desdobramento de Santo Antonio de Pádua: "O Espírito, ou sua alma, como quiseres, abandona o corpo, acompanhado de uma parte do seu perispírito, e deixa a matéria num estado próximo do da morte. Digo próximo do da morte, porque no corpo ficou o laço que liga o perispírito e a alma à matéria, laço este que não pode ser definido."

O laço que liga o perispírito ao corpo físico foi definido por André Luiz como corpo etérico ou duplo etérico, perecível tal qual o corpo físico.

O resto do conjunto - corpo espiritual e corpo mental - acompanha o Espírito, formando o corpo de relação do Espírito.

O desdobramento ocorre também entre desencarnados. Em uma das suas reportagens espirituais, André Luiz descreve a visita que fez à sua mãe, localizada em plano superior ao de Nosso Lar: "Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras de Retificação, em Nosso Lar.

Quando desencarnado, o Espírito apresenta um corpo de relação. Este corpo espiritual é o mais denso e o mais externo do conjunto perispiritual. André Luiz também o chama de corpo astral, em referência ao plano astral, termo muito usado pelos orientais. Foi esse veículo inferior que André Luiz deixou em Nosso Lar quando foi visitar sua mãe em plano mais elevado.

O resto do conjunto, ou seja, o corpo mental com sujas subdivisões, acompanha o Espírito, passando a ser o seu novo veículo de relação. O corpo mental nos acompanha desde a nossa criação. (Artigo de Paulo Nagae, publicado na Revista "Estudos Espíritas", Edição CELD).

Aura

A aura resulta da difusão dos campos energéticos que partem do Perispírito, envolvendo-se com o manancial de irradiações das células físicas.
A aura, na espécie humana, reflete os estados de consciência que o ser pode apresentar.
As criaturas vivem cercadas pelo halo vital das energias que lhes vibram no âmago do ser. Esse halo é constituído por partículas de força a se irradiarem por todos os lados, tecidas das correntes do pensamento próprias do indivíduo.
A aura é a nossa fotosfera psíquica, com coloração variável, de acordo com o teor de onda mental que emitimos. Retrata, através de cores e imagens, todos os nossos pensamentos e sentimentos, mesmo o mais secretos. Os Espíritos e os videntes podem vê-los.

Bibliografia:
1. MAGNETISMO E ESPIRITISMO, de MICHAELUS, Cap. V.
2. OBRAS PÓSTUMAS, de Allan Kardec", 1ª Parte, pág. 44.
3. OBRAS PÓSTUMAS, de Allan Kardec", 1ª Parte, pág. 44.
4. A LOUCURA SOB NOVO PRISMA, de Bezerra de Menezes, pág. 108.
5. REVISTA 'ESTUDOS ESPÍRITAS', Artigo de Paulo Nagae.
6. JORNAL 'O SEMEADOR', DA FEESP, Artigo de Durval Ciamponi, deAgo/Set/Out/93.
7. O LIVRO DOS MÉDIUNS, de Allan Kardec.
8. A GÊNESE, de Allan Kardec, Cap XI, item 17.
9. PERISPÍRITO E CORPO MENTAL, de Durval Ciamponi, Edições FEESP.
10. O ESPIRITISMO PERANTE A CIÊNCIA, de Gabriel Delane, Edição FEB.
11. A EVOLUÇÃO ANÍMICA, de Gabriel Delane, Edição FEB.
12. CORRELAÇÕES ESPÍRITO-MATÉRIA, Jorge Andréa, Edições Societo Lorenz.
13. EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, de André Luiz/FCXavier, Cap.III, VI e VII.
14. JOANNA D'ARC, MÉDIUM, de Léon Denis, Cap IV, Ed. FEB, 18ª edição.
15. O LIVRO DOS ESPÍRITOS, de Allan Kardec, Edição da FEB, Questões 597, 597a, 598, 599, 600 e 606.

Nenhum comentário: