domingo, 31 de maio de 2009

O trabalho - Jornal O CLARIM

Cairbar Schutel

Publicado em 15 de agosto de 1928

A vida consiste no trabalho, e feliz daquele que bem sabe aproveitar o seu tempo, trabalhando sem cessar, fazendo obra de engrandecimento moral, obra de engrandecimento espiritual.
Felizes os que ao saírem desta vida, ao chegarem à Outra, puderem dizer – trabalhei e lutei, não para encher as arcas de um tesouro aparente, fictício, mas para melhorar o mundo em que vivi, engrandecer as almas que comigo caminharam, aperfeiçoar a minha individualidade a fim de prepará-la para a posse da Imortalidade.
“A vida é combate”, disse o poeta. Lutemos. “A vida é trabalho, na qual cinzelamos o diamante que nos há de adornar a fronte”. – Trabalhemos: transformemos a lagarta imóvel que jaz em nós em célere borboleta e a chama que arde vagorosamente nos íntimos refolhos do nosso “eu” em estrela que cintile no firmamento azul da infinda felicidade.
Homens obreiros, agitai as vossas forjas, sulcai a terra produtiva que o Senhor vos deu! Operários, que os sons dos vossos malhos se cruzem e façam ouvir em todas as cidades; que o zunido dos vossos motores encham os ares!
Filósofos! de pena em riste traçai normas de conduta aos homens; animai-os com as vossas esperanças; convencei-os da existência de uma vida mais cheia de encantos e pródiga em riqueza que os aguarda; moralizai-os no amor ao próximo; exaltai-vos no amor a Deus, para que façam jus à herança prometida!
Trabalhai, pois é do trabalho que vem o salário; do salário virá a felicidade.
A hora que atravessamos é de lutas e de trabalho.
Lembrai-vos que Jesus trabalhou e lutou toda a sua existência no mundo, nos três planos da vida, material, moral e espiritual, e que o “Pai trabalha sem cessar!”
Trabalhai porque o grande obreiro já se acha entre nós, e ai daquele que for achado debruçado na charrua; ai daquele que disser: “O Senhor demora a vir; folguemos!
Trabalhemos e sejamos humildes no cumprimento do dever; indulgentes, generosos, benevolentes mas enérgicos para que um dia, o qual embora apenas vislumbramos, possamos ser discípulos daquele que é o Poder, a Luz e o Amor do Mundo e diante de quem todas as potestades curvam os joelhos.

Nenhum comentário: