sábado, 30 de maio de 2009

sombra não assombra- Workshop

Descubra sua luz interior

“Desvende os mistérios e contradições que existem em você mesmo. Conheça o lado oculto de sua personalidade, a sombra que, ao longo da vida, acompanha seus passos, o influencia e interfere em suas escolhas.”

Livre-se do medo, da angústia, da insegurança e do preconceito. Aprenda com Miriam Salete – psicóloga, estudiosa e pesquisadora do comportamento –, a libertar-se do seu lado sombrio e iluminar sua caminhada na direção da felicidade.
Em São Paulo, durante o evento “A sombra não assombra – descubra sua luz interior” – realizado por iniciativa do Grupo Espírita Geam, com apoio da Butterfly Editora– Miriam Salete, especialista no comportamento humano, explicará como reconhecer e aceitar em si o lado sombra, para se tornar um ser, não perfeito, mas mais feliz.

A sombra não assombra
O workshop “A sombra não assombra – descubra sua luz interior”, será ministrado no dia 7 de junho, domingo, das 14 às 17h, no Grupo Espírita Geam (Rua Força Pública, 24, São Paulo), ao lado da estação Carandiru do Metrô. Depois da apresentação, a doutora Miriam Salete vai responder as perguntas dos participantes. Para participar, inscreva-se pelo telefone (11) 2221-4028 (de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas), ou por e-mail: workshop@terra.com.br. No valor da inscrição – R$ 30,00 – estão inclusos o livro “A sombra não assombra” (São Paulo: Butterfly Editora), lançamento de Miriam Salete, e o coffebreak.
“O caráter antagônico da Natureza é descrito pela literatura, pela psicologia e pela filosofia. Foi Heráclito quem primeiro descreveu a função reguladora dos contrários, mostrando que, em algum momento, as coisas correm em direção ao seu contrário. Foi seguindo os caminhos da Natureza que Jung descreveu este mesmo jogo antagônico na psique humana. Demonstrou a inclinação natural da psique de convergir na direção de um centro - para o si-mesmo.
Jung chama a atenção para o perigo de haver identificação com um dos pólos, o que resultaria em doença psíquica. A unilateralidade romperia a tensão necessária para manter o equilíbrio e a saúde psíquica.
O lado sombra, ao ser reprimido, faz pressão para se manifestar. Daí a necessidade de se compreender essa força psíquica.
Como acredita Jung, "é no oposto que se acende a chama da vida".
Jung alerta que o confronto com os opostos, e a sua integração, é fundamental para se alcançar a totalidade, para que o homem se torne um ser, não perfeito, mas mais feliz.
Totalidade inclui reconhecer e aceitar em si, as qualidades que estão em oposição "ao ideal do ego", as qualidades opostas aos valores culturais e morais. A integração dos opostos é um processo que começa pelo reconhecimento da sombra, ou seja, da parte da personalidade que contém os aspectos primitivos, reprimidos, inadequados aos padrões estéticos e morais de uma cultura.
Tomar consciência da sua sombra é condição "sine qua non" para o indivíduo começar o caminho rumo ao autoconhecimento.
Quem não conhece sua face sombria, só conhece uma face de "sua moeda", é um ser unilateral, iludido sobre sua natureza humana, e, por isso, presa fácil do mal, adepto do recurso de projetar no outro, no mundo, as qualidades que não reconhece em si.
A sombra reprimida e relegada ao inconsciente, torna-se um potencial de energia, energia essa que vem a tona sob a forma de projeção.”

A sombra não assombra – descubra sua luz interior

Programação
14 horas – Início do workshop.
15h30 – Coffebreak.
15h45 – Segunda parte do workshop.
16h30 – Espaço para perguntas.
17h – Encerramento.

Inscrições e informações
workshop@terra.com.br

Local
Grupo Espírita Geam
Rua Força Pública, 24 (Santana), CEP 02012-080 – São Paulo – SP.

Divulgação
www.jornaldosespiritos.com

Apoio
Butterfly Editora
.

Nenhum comentário: