quinta-feira, 18 de junho de 2009

As relações do Além-Túmulo Livro dos Espiritos Partes 1 e 2

LE048-Estudo Sintetico do Livro dos Espiritos
LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec. Da Vida Espirita. Parte Segunda. Capitulo VI. Perguntas 274 a 278.
Tema: As relacoes no alem-tumulo - 1ª Parte

a) "Os Espiritos tem, uns sobre os outros, a autoridade correspondente ao grau de superioridade que hajam alcancado. Autoridade, essa, que eles exercem por ascendente moral irresistivel."

b) "O poder e a consideracao de que um homem gozou na Terra nao lhe dao supremacia no mundo dos Espiritos, pois que os pequenos serao elevados e os grandes rebaixados."

c) "Entende-se essa elevacao e esse rebaixamento considerando-se que os Espiritos sao de diferentes ordens conforme seus meritos. Assim, pode o maior da Terra pertencer 'a ultima categoria entre os Espiritos ao passo que o seu servo pode estar na primeira."

d) "Aquele que foi grande na Terra e, como Espirito, vem a achar-se entre os de ordem inferior, experimenta, as vezes, grande humilhacao, mormente se era orgulhoso e invejoso."

e) "Os espiritos das diferentes ordens se acham misturados uns com os outros, mas se distinguem uns dos outros. Evitam-se ou se aproximam conforme a simpatia ou a antipatia que sentem reciprocamente."

LE049-Estudo Sintetico do Livro dos Espiritos
LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec. Da Vida Espirita. Parte Segunda. Capitulo VI. Perguntas 278 a 290.
Tema: As relacoes no alem-tumulo - 2ª Parte

f) "Todos os Espiritos tem, reciprocamente, acesso aos diferentes grupos ou sociedades que eles formam. Assim, os bons vao a toda parte para que possa influir sobre os maus, porem, as regioes que os bons habitam estao interditadas aos Espiritos imperfeitos, a fim de que nao os pertubem com suas paixoes inferiores."

g) "Os bons Espiritos ocupam-se em combater as mas inclinacoes dos maus, a fim de ajuda-los a subir. E' como uma missao."

h) "Os Espiritos inferiores se comprazem em induzir os que lhes sao superiores pelo despeito que lhes causa o nao terem merecido estar entre os bons."

i) "Os Espiritos nao se comunicam, entre si, atraves da palavra que e' material, simples reflexo do Espirito. O fluido universal estabelece entre eles constante comunicacao; e' o veiculo da transmissao de seus pensamentos como, para nos, o ar o e' do som."

j) "Os Espiritos nao podem, reciprocamente, dissimular seus pensamentos, pois tudo e' patente, sobretudo para os perfeitos. Podem afastar-se uns dos outros, mas sempre se veem. Isto, porem, nao constitui regra absoluta porquanto certos Espiritos podem muito bem tomar-se invisiveis a outros Espiritos, se julgarem util faze-lo."

Nenhum comentário: