quarta-feira, 1 de julho de 2009

Questões para estudo e diálogo virtual grupo de estudos CVDEE

Por que a caridade e a humildade são as virtudes que levarão o homem à felicidade?

R: A caridade e a Humildade são virtudes importantes.É através delas que teremos a felicidade a satisfação Espiritual. Pois o Homem so é feliz espiritualmente e não materialmente, pois quanto mais quer mais tem e não se sente feliz.

É dessa felicidade que Jesus nos fala e é dessa felicidade que o Evangelho nos mostra.So conseguimos esta satisfação sendo Amaveis uns com os outros com paciência.

Amor= Caridade

Paciência= Humildade

2 – Por que Jesus se utiliza de parábolas para trazer os seus ensinamentos?

R: Jesus se ultilizava de parabolas para seus ensinamentos, pois seus ouvintes da Boa Nova não estavam preparados para saberem de toda a verdade que Ele como Espirito de Luz e verdade Trazia.

Observemos e reparemos como naquela época em que Jesus Vivia era totalmente diferente, o povo ainda era ignorante rude, com parabolas Jesus não podia revelar tudo pois ainda não estava na hora de o povo saber de tudo.

3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.

R: "Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna? - Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela? - Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo. - Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze isso e viverás".
Vejamos como Jesus foi tentado até por Doutores da Lei ou seja Fariseus que diziam que sabiam tudo e na verdade no fundo de seus corações não sabiam o que era correto, pois so viviam das Leis que Moisès passou ao povo, Leis estas que foram interpretadas de maneira erronea.Jesus veio seguir as Leis de Moisés mas com um igrediente da receita indispensavel, o Amorrr.
Jesus simplificou a Lei de Moisés transmitindo ela da maneira correta, mas infelizmente o povo e Doutores das Leis não conseguiu pegar esse igrediente tão barato e famoso e até hoje é assim.Olhemos bem e refletimos sobre essa passagem tão bonita que ele quis ensinar a um Fariseu.Jesus tão bom ensina que todos poderiam ajudar o homem que foi assaltado, pois tinham conhecimento das Leis de Deus transmitidas por Moisés no Monte Sinai. Mas somente o Samaritano que na época em que Jesus Vivia que era tachado de impuro por praticar o paganismo, tinha conhecimento das Leis de Deus mas não acrediatava no Pentateuco ( os livros de Moisés) é que teve caridade co o Homem que foi assaltado.
Com isso Jesus quis mostrar aos Doutores das Leis, que a falta de caridade para aqueles que sabem muito será cobrada no final, e a caridade com o proximo para o Samaritano de nada será cobrado pois ele mesmo sem o conhecimento será menos culpado e cobrado de Deus.

Nenhum comentário: