domingo, 27 de setembro de 2009

“O Clarim” completa 104 anos!

Redação

No dia 14 de agosto de 2009 celebramos mais um ano de existência do jornal O Clarim e a memória de seu idealizador, Cairbar Schutel. A comemoração se deu no auditório do Centro Espírita O Clarim, com a presença de representantes de diversas casas espíritas de Matão.
A palestra comemorativa foi realizada em parceria pelo casal Aylton Paiva e Maria Eny Rossetini Paiva, da cidade de Lins (SP).
Sob a direção de Aparecido Belvedere, que apresentou os palestrantes e fez a prece de abertura, a conferência teve início às 20hs.
Maria Eny relembrou a coragem de Cairbar Schutel, que em 1905 enfrentou a sociedade preconceituosa e a intolerância da igreja para fundar seu jornal na pequena cidade de Matão. Ilustrou sua fala com uma fábula em que uma pequena violeta desejava ser bela rosa para que pudesse banhar-se ao sol e ver o mundo de outro ponto, mesmo que, com isso, tivesse que enfrentar ventos e tempestades arrasadores e até mesmo a morte. Abordou ainda importantes conceitos doutrinários, que, observados, garantem o equilíbrio do adepto do Espiritismo.
Aylton Paiva, bem ao gosto de Cairbar, falou da imortalidade da alma, sugerindo ao público presente a refletir sobre a felicidade. Afirmou que todos poderemos rever os entes queridos que já partiram para a espiritualidade e lembrou que, para sermos felizes, não devemos nos prender ao passado nem nos ligarmos aos acontecimentos dolorosos que poderão ocorrer no futuro. A felicidade deve ser cultivada no íntimo de cada um de nós, visto não ser possível encontrá-la à venda nas lojas.
Enquanto Maria Eny proferia a palestra, Aylton recebia mensagem psicográfica de Cairbar Schutel. Por sua vez, durante a palestra de Aylton, Maria Eny recebia uma poesia do Espírito Cornélio Pires. Por falta de espaço, transcrevemos apenas o texto de Aylton / Cairbar Schutel. De Maria Eny / Cornélio Pires o faremos na próxima edição.
Ao final, Carlos Vital Olson, presidente da instituição, teceu algumas palavras em homenagem aos 104 anos do jornal O Clarim e aos esforços em mantê-lo fiel aos propósitos de seu fundador, Cairbar Schutel. Também lembrou o nome de vários colaboradores que permitiram a continuidade da editora até nossos dias.
Logo após as palavras de Carlos Vital Olson, Aylton autografou o livro de sua autoria Histórias e Recados do Mundo Espiritual. Assim também procedeu Maria Eny com os livros Asas para o infinito e os infantis A Princesa do Nariz de Linguiça e A Bruxa que era bela.
No final das singelas solenidades a tão significativa data, em ambiente de alegria e fraternidade, foram servidos bolo e refrigerantes a todos os participantes do evento.

PROSSIGAMOS
Caros irmãos e irmãs.
A alegria do encontro fraterno e da comemoração de O Clarim.
Aos primeiros toques do Espiritismo em minha alma, senti ser necessário que essa Doutrina de Justiça e Amor fosse divulgada de forma intensa, através de clarinadas de Amor e Verdade.
Em idos de agosto ele nasce como fruto do entusiasmo e da necessidade sentida para a divulgação indispensável.
Comemorar o nascimento é significativo, mas o mais importante é a sua continuidade, que tem sido mantida pelas almas afins que têm sustentado a sua vida.
Ao longo do tempo temos conseguido esse desiderato.
Hoje contamos com o grupo valoroso que o anima e vivifica.
Não nominarei todos para não praticar injustiça, mas à frente temos o nosso caro Carlos e o nosso Aparecido.
Reverencio a equipe de O Clarim em toda a sua extensão.
Decorrido alguns anos nasceria a sua irmã Revista Internacional de Espiritismo.
À época me tomaram como pretensioso e sonhador, o que era acompanhado por alguns com um sorriso de desconfiança.
Sim, era utópico, no entanto eu e companheiros da época julgávamos que era possível materializá-lo.
Os anos passaram. Sonhos... ideais. Dificuldades e lutas.
No plano físico e no plano espiritual. O sonho se realizou.
As clarinadas dos fundamentos espíritas ecoam por vários países.
A Revista caminha pelo Brasil e pelos países que lhe abrem a oportunidade de divulgar o Espiritismo e suas ações em prol de uma humanidade mais feliz, amorosa e justa.
Caminhemos, irmãos. Há muito a realizar.
Os obstáculos nos desafiam, porém sigamos com fé e coragem, pois fazemos parte das hostes de Jesus para implantar o seu Reino sobre a face da Terra.
O clarim do Evangelho ecoa chamando-nos aos nossos postos.
Confiança, fé, coragem e persistência.
Estaremos sempre juntos.

Cairbar (Psicografada por Aylton Paiva, em 14/08/2009, na cidade de Matão, na reunião comemorativa dos 104 anos do jornal O Clarim )

Nenhum comentário: