quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Questões para estudo e diálogo virtual Grupo de estudos CVDEE


1 – Que características podemos destacar de um bom espírita?

R: As caracteristicas que podemos destacar em um bom espirita são: aquele que aplica todo o ensinamento moral e espiritual, não so no seu dia a dia como também para ajudar o proxímo, sem se preocupar com o retorno, fazer o bem com o coração cheio de amor, sem esperar nada em troca,e estar sempre fazendo a reforma intima para si mesmo .

2 – Quais categorias de espíritas podemos identificar na parábola do semeador?

R: Há varios tipos de Espiritas: Os que se dizem espiritas, mas não praticam a moral e a lição espiritual de amor que Jesus nos ensinou, visando somente que ser espirita ele terá tudo o que precisa como : emprego, dinheiro, saude, etc, existem esses tipos de pessoas que procuram o Centro espirita so para ouvir mas nada aplicam nos ensinamentos que obtiveram de um professor ou de um palestrante.Há outros tipos de Espiritas que já praticam o que ouvem, mas continuam dando espaços para os erros como as más paixões e ainda esperam sempre algo em troca.Mas há Espiritas que além de ouvirem, semeiam a boa nova ajudando o proxímo, sem maldizer a vida, sem esperar nada em troca, acrerditando no futuro.

3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.

R: 5. Naquele mesmo dia, tendo saído de casa, Jesus sentou-se à borda do mar; - em torno dele logo reuniu-se grande multidão de gente; pelo que entrou numa barca, onde sentou-se, permanecendo na margem todo o povo. - Disse então muitas coisas por parábolas, falando-lhes assim:

Aquele que semeia saiu a semear; - e, semeando, uma parte da semente caiu ao longo do caminho e os pássaros do céu vieram e a comeram. - Outra parte caiu em lugares pedregosos onde não havia muita terra; as sementes logo brotaram, porque carecia de profundidade a terra onde haviam caído. - Mas, levantando-se, o sol as queimou e, como não tinham raízes, secaram. - Outra parte caiu entre espinheiros e estes, crescendo, as abafaram. Outra, finalmente, caiu em terra boa e produziu frutos, dando algumas sementes cem por um, outras sessenta e outras trinta. - Ouça quem tem ouvidos de ouvir. (S. MATEUS, cap. XIII, vv. 1 a 9.).
Jesus explicou por parabolas o semeador porque naquele tempo, o povo não podia entender a verdade.
Essa parabola explica desde aquele tempo que há varios tipos de semeadores, em varios lugares e partes do mundo no planeta em que habitamos.
Garibar Schutel em seu livro parabolas e ensinamentos de Jesus diz : " A semente é a palavra de Deus. Os que estão á beira do caminho são os que tem ouvido; então vem o diabo e tira a palavra de seus corações , para que não seceda, crendo, sejam salvos. Os que estão sobre a pedra são os que, depois de ouvirem, receben a palavra com gozo; estes não tem raiz e crêem por algum tempo, mas na hora da provação voltam atraz. A parte que caiu entre os espinhos , estes são os que ouviram , e, indo seu caminho , são sufocados pelos cuidados , riquezas e deleites da vida e o seu futuro não amadurece. E a que caiu na boa terra, estes são os que , tendo ouvido a palavra como coração reto e bom, a retêm e dão bons frutos com perseverançã" ( Mateus, XIII,1-9- Lucas , VIII,4-15.)


Nenhum comentário: