sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Terapia de Vidas Passadas e Espiritismo

Quais as relações entre TVP e Espiritismo?

A Terapia de Vidas Passadas é um conjunto de técnicas terapêuticas que tem como objetivo de desvendar o motivo de certos comportamentos que cultivamos no presente, tratar as personalidades passadas, descobrir a proposta encarnatória, realizar a liberação das emoções e energias reprimidas ou acumuladas, tratar e encaminhar energias intrusas, purificar as energias da nossa aura e ajudar as pessoas a tomarem consciência de que não são apenas um ser físico tendo uma experiência material, mas um ser espiritual tendo uma experiência física.

Nesse sentido, existem algumas idéias e princípios que são compartilhados pela TVP e pelo Espiritismo. Os principais são:

1) a reencarnação

2) a lei de causa e efeito

3) a vida após a morte

4) a influência de personalidades espirituais nos assuntos humanos.

5) o livre arbítrio

6) a evolução espiritual

7) a existência de um corpo espiritual e de energias corporais, dentre outros.

É positiva a identificação dessas semelhanças, pois tudo aponta para o universalismo entre as correntes espirituais e os tratamentos terapêuticos. O Espiritismo tem um papel muito importante na humanidade atual, pois ele vem trazer uma mensagem de consciência espiritual e evolução, num mundo tão conturbado como o que vivemos.

O movimento espírita brasileiro, algumas vezes, apresenta uma visão ambígua com relação a TVP. Muitos procuram sempre enfatizar que o Espiritismo não aceita a TVP, porém, em outro momento, utilizam-se dos dados de pesquisadores de vidas passadas na busca de evidências que comprovem a hipótese da reencarnação. É certo que a TVP e o Espiritismo são coisas distintas e a diferença principal reside no fato de que o Espiritismo é uma religião e todos os seus preceitos já se encontram previamente definidos em suas obras básicas. A TVP, por outro lado, é uma técnica terapêutica com um campo de investigação livre, estando aberto para contestações e formulação de seus conceitos, princípios e técnicas, se as evidências forem suficientes para tal.

É absurdo supor, como pensam alguns, que apenas o terapeuta espírita possa realizar a TVP, pois apenas ele teria o conhecimento desses princípios. Todas estas questões e princípios que citamos foram ensinados por diversas tradições antigas e escolas espirituais e místicas do passado e do presente, sendo o Espiritismo apenas mais um a transmitir a humanidade as leis e princípios naturais da vida. Com as investigações que realizamos em TVP estamos bem próximos da fenomenologia espiritual e podemos investigar os princípios espirituais mais diretamente, com a mente aberta, sem estarmos presos a dogmas desta ou daquela corrente ou orientados por esta ou aquela escola.

Existem alguns terapeutas que buscam aproximar ao máximo a TVP do Espiritismo para com isso tornar a TVP mais aceitável ao público espírita, com vistas a atrair muitos espíritas para seus cursos e atendimentos. É preciso respeitar a visão daqueles que possuem uma ideologia espírita, o problema é quando se modifica a TVP para encaixa-la nos moldes desta ou daquela corrente, apenas com a finalidade de encher seu consultório. O aspecto negativo não é a modificação da TVP, mas a intenção mercadológica que move esta atitude. Essa não deve ser a postura de um profissional, pois este deve ser acima de tudo um pesquisador independente, que busca as evidências em seu próprio campo de pesquisa, tomando como referencia as experiências na literatura e nas tradições, mas ao mesmo tempo buscando sua confirmação da teoria na prática clínica e também em si mesmo. Nesse sentido, o ser humano é seu próprio laboratório e deve testar em si mesmo as verdades da existência. Só assim ele poderá desapegar-se do vício de crer e passar da fé cega para a sabedoria e a consciência.

(HUGO LAPA)

Atendimento com Terapia de Vidas Passadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

www.espacoauryn.com (021) 3936 1252 Mail: lapapsi@gmail.com

MSN: hugolapatvp@hotmail.com

Nenhum comentário: