sábado, 15 de maio de 2010

Ler Matéria - Jornal O CLARIM

Estudo sobre a vontade e a habitabilidade dos mundos
Cairbar Schutel

Publicado em 7 de novembro de 1925

“Ide, ensinais a todas as nações; batizai-os em nome do Criador!”
O Criador vos enviando preencher uma existência vos disse:
“O progresso é de acesso difícil e vos mando na frente valorosos e fortes, a fim de abrirdes o caminho e preparar a vinha!”
“Tereis de combater passo a passo o prejuízo, a ignorância, o ódio cego, o absolutismo; tereis de lutar com o passado, porém eu vos darei os meios de sairdes vitoriosos da prova, pondo-vos em condições de compreender o valor da ideia de que sois encarregados de implantar na Terra: – Progresso!”
“Sois, e deveis ser, meus apóstolos; por consequência vós também sereis conduzidos à montanha e voltareis transformados depois de terdes sido testemunhas da transfiguração.”
Essas belezas, essas maravilhas que os apóstolos gravaram na montanha, não a tendes e o Espiritismo não é a transfiguração do catolicismo?
O Espiritismo é um aperfeiçoamento relativo; é a religião da verdade, a melhor filosofia de tudo o que pode neste mundo suportar a humanidade terrestre.
Esforçai-vos para apreciar em seu justo valor esta página da vida do Cristo!
“Ele se mostrou tal, diz a Bíblia, que os preferidos que Ele tinha levado consigo, caíram, ficando deslumbrados e transformados a tal ponto, que não queriam mais deixar a montanha onde uma tão grande felicidade lhes tinha sido concedida!”
Amigos, estais lá! Por nada no mundo não queirais descer a montanha que subistes e portanto o momento solene da transfiguração não saberia durar sempre!
O coração dos apóstolos tornou-se forte e devotado; é preciso que a seu exemplo, depois da contemplação do raio de luz descido até vós, depois de nossa presença, nossas instruções, nossa proteção, é preciso, digo, que vossas almas reentrem na vida prestes ao combate, fortes contra tudo, mesmo contra a morte.
A transfiguração simboliza para mim o momento em que o espírito, compreendendo enfim a extensão de sua missão, se reveste da armadura fluídica que chamei Vontade.
Vontade em toda a sua plenitude, Vontade agindo ora sobre o sentido, ora sobre o espírito! Vontade potência renovando um mundo, sepultando debaixo de seus passos os absurdos, os abusos do passado; Vontade chamada, ora reforma, ora filosofia e ora ciência. Vontade potência, ao serviço das inteligências, filha da força magnífica e transformando a barbaria em civilização. Vontade, desde o gênio forçando as inteligências a se curvar, transformando por seu turno a civilização em progresso, e o progresso em perfeição, até o humilde filantropo, trabalhando modestamente, porém com fé, sem descanso e como a formiga ajuntando grão a grão!
Transfiguração! Momento abençoado na vida do espírito em que a verdade ilumina, em que a felicidade é entrevista, em que o devotamento é para sempre aceito!
Quando, depois desta transfiguração, a Terra e suas agitações nos deixarem quase indiferentes, quando para vós não haja mais sacrifício a preferir entre o vosso e o da humanidade, quando virdes em todo ser uma alma para levá-la a Deus, podereis vos servir desta vontade que será vossa; podereis projetar com intensidade os fluidos, dizendo em nome do Criador:
“Marchai, eu vos batizo, vós entreis desde já no caminho em que eu estou!”
Vós já não contais mais, assim espero, com o que se dirá, com o julgamento dos homens, com a sua má vontade? Começai desde já o primeiro passo dessa vida de devotamentos; aplanai, subi, transfigurai-vos vós mesmos, elevai-vos pela força da Vontade até ao Criador, em nome do qual transmitis a palavra.

Nenhum comentário: