quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ele Mesmo é o Elias...

Ivo de Magalhães

Não podemos deixar passar sem um breve comentário a notícia abaixo transcrita, publicado na edição de 30 de novembro último do prestigioso tornam "O Globo" desta cidade, sob o título "OSSOS DE SÃO JOÃO CON_ FUNDEM CIENTISTAS":

"CAIRO (O GLOBO) - Uma equipe de arqueólogos disse ontem que é difícil demonstrar que os ossos humanos descobertos recentemente num mosteiro ao norte do Cairo são de São João Batista, informou ontem o jornal "AI Akhabar". A Comissão, que se utiliza de técnicas especializadas na análise dos ossos, estuda também os restos que pertenceriam ao profeta Elias e nada descobriu de positivo. O chefe religioso copta Shenouda 11 disse numa entrevista coletiva, na semana passada, que era muito cedo para anunciar que os ossos eram de São João Batista ou do profeta Elias. Insistiu no entanto que a evidência histórica demonstra que os restos dos dois homens "devem estar enterrados em algum lugar no setor norte do mosteiro de San Makarios, a 96 quilômetros -à norte do Cairo", onde foram achados os ossos durante escavações."

Lendo essa notícia, ao nosso pensamento logo acudiu o sublime ensinamento da reencarnação, pedra angular do Espiritismo, que o nosso Mestre e Senhor Jesus revelou a Nicodemos e, outrossim, havia ministrado ao povo quando, referindo-se a João Batista, disse (Mateus - XI:14115):

"E se vós o quereis bem compreender, ele mesmo é o Elias que há de vir."

Logo acrescentando, ante a incompreensão e o espanto que suas palavras causariam: "O que tem ouvidos de ouvir, ouça."

Essa passagem evangélica já foi tão bem explicado por Alan Kardec, no Capítulo ]V de "O Evangelho segundo o Espiritismo" (Ninguém Poderá Ver o Reino de Deus Se Não Nascer de Novo), que não nos move o propósito de abordar tal assunto já tantas vezes abordado. Nosso propósito é, isso sim, ao sabermos que homens de ciência. dispondo das mais modernas técnicas, não conseguem saber se ossos humanos recentemente descobertos em um mosteiro situado ao norte do Cairo pertenceram a João Batista e se outros pertenceram ao profeta Elias, enquanto um chefe religioso copta, por sua vez, declara que os ossos de ambos devem estar enterrados a 96 quilômetros daquela cidade, nosso propósito, dizíamos, é tão-somente o de assinalar a sabedoria do Alto, tudo dispondo de forma a chamar, repentinamente e a um só tempo, a atenção do mundo para Elias e João Batista, a fim de bem nos fazer compreender que, pertencendo as ossadas a quem hajam pertencido, o que realmente importa e não deve ser esquecido é o ensinamento da reencarnação , pois “ele mesmo” - o Batista - era o Elias que havia de vir!

REFORMADOR, FEVEREIRO, 1979

2 comentários:

Anônimo disse...

Como que João Batista seria a reencarnação de Elias sendo que Elias NÃO MORREU!!! Para reencarnar não é necessário morrer????? Isso que vocês estão colocando é pura falta de conhecimento Bíblico!!!

meus desenhos disse...

Elias morreu sim.
Fisicamente a bíblia não mostra, mas seu corpo físico não era diferente do nosso, portanto o tempo entre a subida dele e o nascimento de João Batista é bem longo. Não daria para que o corpo de Elias se mantivesse em vida física. Elias retorna reencarnado como João Batista e Jesus diz isto por três vezes na bíblia.É só consultar.