sábado, 28 de agosto de 2010

Presciência

Sérgio Biagi Gregório

1) O que é presciência?

É a previsão do futuro. Filos. Chamam os teólogos presciência ao atributo pelo qual Deus conhece todas as coisas, ou ao conhecimento que Deus tem de todo o presente, o passado e o futuro, não só no que respeita ao Homem e a tudo que ao Homem concerne, mas também no relativo à Natureza, seu curso, fenômenos duração etc. (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)

2) Como é possível o conhecimento do futuro?

No mundo espiritual, o espaço e a duração não existem para os Espíritos. Contudo, a extensão e a penetração da vista são proporcionadas à sua depuração e à elevação que alcançaram na hierarquia espiritual. Para o Espírito desencarnado, os acontecimentos não se desenrolam sucessivamente, mas simultaneamente. O Espírito vê, de relance, o começo e o fim do período. Desta forma, todos os eventos que, nesse período, constituem o futuro para o homem da Terra são presente para ele, que, por esta razão, poderia nos dizer que tal coisa acontecerá em tal época.

3) Por que, então, o futuro nos é infenso?

Porque o conhecimento do futuro, tanto quanto a lembrança do passado, poderia ser prejudicial à nossa evolução espiritual. Esse conhecimento poderia nos travar o livre-arbítrio, prejudicando-nos o trabalho que nos cumpre executar no bem. O desconhecimento do bem e do mal com que toparemos na vida constitui o verdadeiro teste do nosso progresso.

4) Há futuro para Deus?

Para o Criador, o tempo não existe. Tanto o princípio quanto o fim do mundo lhe são presente. Nessa linha de raciocínio, que é a duração da vida de um ser humano, de uma geração, de um povo?

5) Se o futuro nos é infenso, qual a razão dos videntes?

Deus, na infinita bondade, permite que conheçamos o futuro, desde que para isso haja um fim útil e necessário. Não deve ser simples questão de curiosidade.

6) Como se dá a manifestação do futuro?

Pelo êxtase, pelo sonambulismo e pela fotografia do pensamento. Explicação: a encarnação amortece a manifestação do espírito, sem, contudo eliminá-la por completo, porque a alma não fica encerrada no corpo como numa caixa. De acordo com sua capacidade, pode penetrar mais ou menos nas questões do futuro.

7) É possível prever o futuro do Espiritismo?

Sim. Os Espíritos dizem que haverá um triunfo próximo, apesar dos obstáculos. A previsão se torna fácil porque é obra deles. Acrescentam, ainda, que tudo aquilo que estiver nos desígnios de Deus, acontecerá. Se aquele que recebeu a missão falhar, outros tomarão o seu lugar, de modo que o fim seja alcançado.

8) Por que razão as predições não têm cunho de certeza?

Para a contagem do tempo, precisamos pontos de referência. A contagem varia para cada um dos mundos. Em Júpiter, por exemplo, os dias equivalem a dez horas terrestres e os anos a mais de doze anos.

9) Como os Espíritos procedem em suas predições?

Para os Espíritos superiores, suas previsões são advertências. Os Espíritos inferiores que, de tanto serem interrogados, acabam fornecendo datas e lugares, o que pode gerar a mistificação.

10) O que falar das profecias de Nostradamus, do Apocalipse de João e das diversas profecias verificadas ao longo da história da humanidade?

O Espírito Emmanuel, em A Caminho da Luz, coloca o Profetismo e o Apocalipse na sua verdadeira dimensão, ou seja, na dimensão da mediunidade. O Espírito Emmanuel retira da obscuridade o simbolismo e nos dá uma interpretação científica, baseada na ascendência do Plano Espiritual sobre as ocorrências históricas.

Bibliografia Consultada

GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.]

KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

Maio de 2008

Nenhum comentário: