segunda-feira, 6 de setembro de 2010

À sombra da MORTE

Iraniana condenada à morte aceita asilo e pede que não seja esquecida por Lula, diz o jornal O Globo. (1)
Condenada à morte por adultério em seu país, disse que aceita a oferta de asilo e pediu que o líder brasileiro mantenha a pressão sobre Teerã, mas o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva não voltaria mais a pedir publicamente a libertação de Sakineh. Não deixou claro se o presidente continuará atuando nos bastidores em benefício da iraniana. Diante desta crise, impossível não lembrar que estamos no terceiro milênio e daquele que argumentou.
Argumento é raciocínio pelo qual se tira uma conseqüência ou dedução.
Crise é manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio. Estado de dúvidas e incertezas. Fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos, das idéias. Tensão, conflito.
Freqüentemente as pessoas utilizam o argumento - "todo mundo faz" - para justificar condutas assumidas. É comum encontrá-lo entre jovens, não resistindo à "pressão do grupo" na crise da adolescência.
O critério de frequência (todo mundo) deve ser olhado com prudência. Um profissional de saúde não pode formar um diagnóstico sem o apoio das noções de "normalidade" e de "valor". Não são suficientes os critérios estatísticos ou sócio-culturais. Aborto, dentes cariados, eutanásia e terrorismo podem ser frequentes, mas não devem ser considerados como "normais".
Nos aparelhos, como por exemplo, o microscópio ótico ou eletrônico, normalidade se prende à finalidade; nos seres naturais é preciso estar a par das exigências de sua natureza corporal e espiritual. Surge então a necessidade de parâmetros que não podem fugir à perspectiva dos valores. Valores devem ser entendidos como tudo o que contribui para a perfeição integral do ser e para a realização de seus fins existenciais como pessoa.
Na análise do comportamento são necessários enfoques de ordem biológica, psicológica, sócio-cultural, antropológica e espiritual. Não deve ser considerado normal o que reduz nosso coeficiente de liberdade de opção. Não apenas opção por uma conduta ou outra, mas também a capacidade para resistir à impulsão e compulsão, seja ela sexual, religiosa ou outra.
"Todo mundo faz" é argumento tão enganoso quanto os de incurabilidade, sofrimento e inutilidade, na justificativa prática da eutanásia direta ou indireta. Nesta, existe pouca diferença entre "ação" e "omissão" e estamos diante do mesmo fim.
Ninguém pode licitar o que é ilícito só porque está a seu favor. No mínimo vai dar em CPI, mesmo após a morte, no mundo espiritual.
A melhor maneira de se medir a licitude de uma ação é imaginá-la como regra geral. Imaginem determinadas ações legalizadas (aborto, pena de morte, eutanásia) e nas mãos de interesses diversos, econômicos, políticos, ou outros.
Soubemos de uma mãe que, sofrendo as pressões da "revolução sexual", aconselhou a filha adolescente o caminho do sexo livre. O argumento foi "uma forma de prevenir sequelas psicológicas na idade adulta".
Alguém já disse que "a falsa compreensão da Psicanálise a respeito do sentimento de frustração lançou uma grande confusão sobre os métodos educativos". De equívoco em equívoco chegou-se a conclusão de que o indivíduo disciplinado e auto-controlado é neurótico, ao passo que o sujeito desregulado e impulsivo é o normal.
Na adolescência, os pais colhem o que plantaram na infância. Nesta fase da vida, que não é mais a infância e ainda não é a maturidade, aparece o dilema sério de possuir um corpo apto para a reprodução acompanhado de uma clara imaturidade social e emocional, para enfrentar as conseqüências derivadas disso.
Hoje, fala-se em sexo seguro por causa da Aids. Mas, o que é sexo seguro? Sexo seguro é aquele que é seguro, uai! E o que é seguro?
A semeadura pode ser aparentemente livre, mas a colheita é obrigatória.
A conseqüência paradoxal da revolução sexual do século vinte foi redução do índice de natalidade. A França, Itália e Alemanha apresentaram taxas negativas de crescimento demográfico (uso de métodos anticoncepcionais e aumento da instabilidade das ligações afetivas, aumento de homossexuais de ambos os sexos).
A observação dos comportamentos dos filhos dos liberados da década de 60 nos leva a supor a existência de um movimento de mudanças em relação a casamento, família e fidelidade, principalmente após a crescente pandemia de AIDS.
Crises e argumentos coexistem à beira do terceiro milênio. É difícil defender o controle da natalidade sem pensar em racismo ou colonialismo dos países industriais.
Argumenta-se que a contracepção não combate a mortalidade infantil; que os meios anticoncepcionais não são inócuos e que se eliminando a pessoa do pobre não se suprime a miséria. O controle da natalidade não reduz a gravidez de alto risco. Argumenta-se também, que as pessoas do terceiro mundo vivem em "alto risco", com a desnutrição, anemia e verminose.
Diante da crise, fase difícil, grave, todos estavam tensos, no conflito. Queriam justiça com as próprias mãos, mas a mulher encontrou Jesus, que argumentou e evitou o apedrejamento.

Um comentário:

Fernando Romano Menezes disse...

Boa notícia para a Iraniana, boa notícia para o Brasil:

http://noticias.terra.com.br/brasil/
noticias/0,,OI4667424-EI7896,00-Amorim+Lula+influenciou+suspensao+
do+apedrejamento+de+iraniana.html