terça-feira, 2 de novembro de 2010

Filão transcendental

PEDRO MARTINS FREIRE
Crítico de Cinema
25/10/2010

O surgimento de várias produções abordando a doutrina espírita surpreendeu pela capacidade de tocar o grande público brasileiro. O fenômeno responsável pelo sucesso de "Nosso Lar" e "Chico Xavier" se repete em Hollywood, com cineastas consagrados como Clint Eastwood e Gus Van Sant investindo na temática

A abordagem da doutrina espírita tem mobilizado milhões de brasileiros a lotar os cinemas. Ao mesmo tempo, essa situação começa a se repetir em outros países. Notícias de produções de filmes, peças e telefilmes pipocam na internet e nos sites de cinema.

Algo parecido, mas em escala muito menor, ocorria com os lançamentos dos filmes bíblicos produzidos por Cecil B. De Mille, nos anos 1950. Agora, a temática espiritual (não confundir com transcendência, algo bem mais amplo) desperta não apenas o interesse dos espiritistas (que no Brasil, passaram de 2,3 milhões a quatro milhões na corrente década), mas também o de agnósticos e adeptos de outras religiões.

Este contato tem provocado uma migração lenta, porém consistente para a doutrina revelada ao mundo por Allan Kardec através de seus livros, agora disputadas em adaptações para o cinema. E pelo número de produções em andamento, o movimento está apenas começando. "Bezerra de Menezes", "Chico Xavier" são os principais títulos dessa nova onda do cinema nacional. Conquistaram público e, apesar de certas polêmicas, conseguiram ser bem aceitos por parte da crítica

O que vem por aí

"Além da Vida" (Hereafter) é a nova criação de Clint Eastwood. Exibido recentemente no Festival de Toronto, o filme surpreendeu por tratar da vida após a morte. Uma virada na carreira de um cineasta tido como materialista. Escrito por Peter Morgan, de "A Rainha" e "Frost/Nixon", "Além da Vida" relata o drama de três pessoas de países diferentes - Inglaterra, França e EUA - que têm que lidar com a morte de pessoas queridas vítimas de um Tsunami. No enredo, um operário norte-americano (Matt Damon) que se conecta com o mundo espiritual através da mediunidade, tem uma explicação para o desastre.

Outra produção americana que explora a temática é "A Vida e a Morte de Charlie", de Burr Steers ("17 Outra Vez"). O longa estreia no Brasil no período do Natal. Zac Efron (High School Musical) interpreta um rapaz que não se conforma com a morte do irmão pré-adolescente e, abalado, procura emprego no cemitério onde ele está enterrado. Em suas andanças, acaba tendo contato com o espírito do irmão preso à Terra.

O respeitado Gus Van Sant segue a trilha em seu mais recente trabalho, "Restless", previsto para 2011, traz Mya Wasikowska, a Alice do filme de Tim Burton, no papel de uma adolescente apaixonada por um rapaz (Henry Hopper) que gosta de assistir a funerais. Presa a uma cama de hospital, em estado terminal, ela conversa diariamente com o espírito de um piloto "kamikaze" (Ryo Kaze) falecido na Segunda Guerra Mundial.

Outra produção que chama a atenção é o drama intitulado "The Rite" (O Rito), dirigido por Mikael Hafstrom, no qual um padre estadunidense vai à Itália estudar em uma escola de exorcismo - obviamente católica -, e se depara com o mundo dos espíritos. Alice Braga, os veteranos Anthony Hopkins, Rutger Hauer e Franco Nero, além de Ciaran Hinds e Chris Marquette formam o elenco central.

Duas outras produções chegarão aos cinemas em janeiro. Dirigido por Predrag Antonijevic, "Little Murder" se desenvolve após a tragédia do furacão Katrina que devastou a cidade de Nova Orleans. Josh Lucas interpreta um detetive que se depara com o espírito de uma mulher assassinada e, com a ajuda dela, empreende uma caçada ao criminoso.

A Espanha comparece com "Exorcismus", dirigido por Manuel Carballo, que acompanha o caso de uma família que, ao ver a filha possuída por um demônio, apela para um padre para fazer um exorcismo. O padre aceita, desde que possa filmar o evento, sem imaginar as consequências.

Há, ainda, "Reincarnate", produção de M. Nigh Shyamalan a ser dirigida por Daniel Stamm (de "O Último Exorcismo"), enfocando o julgamento de um serial killer e a ação, sobre os jurados, dos espíritos vingativos cujas existências terrenas foram tiradas por ele. A previsão de chegada aos cinemas é em 2012.

Atrações nacionais

As atrações mais aguardadas, no entanto, são mesmo nacionais. Todas, por sinal, com lançamentos previstos apenas para o próximo ano.

A começar por "As Mães de Chico Xavier", dos cearenses Gláuber Filho e Halder Gomes, adaptação do livro "Por Trás do Véu de Ísis", do jornalista e escritor Marcel Souto Maior. O enredo acompanha o drama de três mulheres tocadas pela dor da perda de filhos queridos. Ruth (Via Negromonte), cujo filho se envolve com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que se devotava ao filho pequeno; e Lara (Tainá Muller), professora em conflito com uma gravidez não planejada. Suas perdas ganham sentido ao terem contato com o médium Chico Xavier, novamente interpretado por Nelson Xavier, protagonista da cinebiografia do médium mineiro.

Produzido pela Estação da Luz Filmes, o longa será distribuído no País pela Paris Filmes e a estreia se dará em primeiro de abril de 2011, logo após ser exibido na abertura do I Festival de Cinema Transcendental, que acontecerá em março, em Brasília e Fortaleza.

A lista de produções rodadas neste ano prossegue com "O Contestado - restos mortais", do catarinense Sylvio Back, documentário que reconstitui o episódio histórico da Guerra do Contestado, envolvendo Paraná e Santa Catarina entre 1912 e 1916. Back refaz a estranha história dessa guerra através de 30 médiuns em transe, articulando ainda os fatos aos depoimentos dos sobreviventes e historiadores.

O filme, exibido em diversos festivais, incluindo É Tudo Verdade e Gramado, provocou muita polêmica. Há quem defenda que tudo apresentado ali se trata de "encenação", o que é rechaçado pelo cineasta.

Também exibido em Gramado, "O Último Romance de Balzac", de Geraldo Sarno, retoma a polêmica, que já dura 45 anos, em torno do livro "Cristo Espera por Ti", psicografado por Waldo Viera e cuja autoria seria de Honoré de Balzac (1799-1850). O filme explora os bastidores da criação do livro, incluindo o psicólogo Osmar Ramos Filho, que estuda o escritor francês há mais uma década e tenta mostrar a identificação entre as obras do autor e francês e o livro psicografado.

O documentário "As Cartas Psicografadas por Chico Xavier", realizado por Cristiana Grumbach, enfoca cinco famílias que perderam entes queridos e recebem o conforto através de cartas enviadas pelo médium, nas quais os desencarnados as tranquilizam. O cerne do filme é o processo de identificação, por parte de cada uma das mães, de elementos pessoais dos mortos contidos nas cartas.

Produção já finalizada, "O Filme dos Espíritos", da Mundo Maior Filmes, é uma livre adaptação do "Livro dos Espíritos", de Allan Kardec. Desesperado com a perda da esposa e do trabalho, um homem à beira do suicídio encontra o livro de Kardec e através dele inicia uma jornada interior transformadora, descobrindo o sentido das coisas na pluralidade do mundo espiritual. Dirigido por José Marouço e Michel Dubret, traz no elenco Luciana Gimenez (que substitui Regina Duarte e envelheceu 30 anos para se apresentar como uma senhora septuagenária), Sandra Corveloni, Enio Rodrigues, Ana Rosa, Ettty Fraser e Nelson Xavier.

Em andamento

Em etapa de pós-produção, "E a Vida de Continua" tem a direção de Paulo Figueiredo e Amanda Costa e Lima Barreto nos papéis centrais. A história acompanha o drama de um casal desconsolado que recebe o amparo de amigos espirituais, os quais o direciona para uma atitude de renovação da vida através do estudo e do trabalho.

Igualmente em fase de finalização, "Área Q", produzido por Halder Gomes e a Estação da Luz e com direção de Gerson Sanguinitto, enfoca o aparecimento de objetos voadores não identificados nos sertões cearenses, mais especificamente nos municípios de Quixadá e Quixeramobim - daí a área Q do título. Halder diz que seu filme trata de "ufologia e espiritualidade e trata do processo de reencarnação". No enredo, repórter de um jornal dos EUA inconformado com a morte do filho, aceita cobrir, no interior do Ceará, os eventos que marcam o aparecimento de discos voadores e que mobiliza os moradores de duas cidades.

Rolando desse o início de 2007, o roteiro de "Ninguém é de Ninguém", baseado no livro homônimo psicografado por Zíbia Gasparetto do espírito Lucius, ainda não foi filmado. As últimas notícias dão conta de que o produtor Tomislav Blazic planejava iniciar as filmagens neste segundo semestre em São Paulo. O filme, segundo consta, será rodado com uma versão falada em inglês.

Nenhum comentário: