terça-feira, 1 de março de 2011

Aproveite esse novo tempo

Wilson Gonsalez

As obras de Allan Kardec, conhecido educador francês, constituem-se num marco divisor na história do Cristianismo. É como se, com ele, os Espíritos de Deus quisessem mostrar aos homens de boa-vontade e de bom coração um caminho novo, repleto de ensinamentos, onde a lógica e a razão andariam de mãos dadas com a fé e o bom-senso.
É o raciocínio a serviço da religião. Uma religião solidamente amparada pela trilogia da ciência, da filosofia e da Doutrina Espírita. Esses mesmos Espíritos, a serviço de Jesus, propuseram-se a oferecer forte ponto de apoio para os seres humanos. É nesse trabalho de ordem puramente espiritual, onde a participação de vários médiuns serviu como valioso instrumento, nas mãos dessas almas iluminadas, que poderemos encontrar todas aquelas explicações necessárias à compreensão dos nossos mais graves dilemas existenciais.
Existem palavras que ainda podem assustar certas pessoas: Espiritismo, Doutrina Espírita, reencarnação, reencarnar, Evangelho Segundo o Espiritismo, provas, expiações, Livro dos Espíritos – todas essas expressões parecem destinadas a causar certo impacto, dentro de nós, talvez por serem palavras fortes que mexem com determinado tipo de crença religiosa que sempre procurou influenciar nossos espíritos.
Ao mesmo tempo, enquanto essas palavras causam uma espécie de choque, há o outro lado: todos nós trazemos conosco o conhecimento intuitivo de que há algo mais, além da morte. E que também há determinados fenômenos naturais, envolvendo nossas vidas físicas.
Na realidade, todas as religiões mais antigas, especialmente na Índia e no Egito, já se ocupavam com esses assuntos da pós-morte e da possível relação e comunicação dos seres espirituais desencarnados com os seres vivos.
O Evangelho de Jesus veio consolidar esse conhecimento intuitivo. Nele, foram mostradas as formas com as quais Cristo e Seus Apóstolos lidavam com os espíritos do outro mundo.
Eles incomodavam demais as pessoas, causando-lhes até deformações físicas, por estarem dominando a vida daqueles sofredores do plano material. Jesus retirava-os, livrando aquelas criaturas dos desequilíbrios causados pelos espíritos obsessores.
Isso está escrito nos Evangelhos e precisamos crer na existência desse horizonte invisível, que está relatado ali, e que a religião que se seguiria ao Cristianismo cuidou de sufocar, desmentir e apagar.
Ela precisava progredir por outros meios. Se o poder espiritual proviesse dos Espíritos de Deus, e não da religião terrena que se dizia representante de Deus na Terra, qual seria a importância do papel dela entre nós?
Bem, isso é outra história, em meio a tantos outros fatos reais que acabaram deixando de lado o Cristianismo Espiritual de Jesus. E os Espíritos de Deus, através de Allan Kardec, vieram colocar as coisas em seus devidos lugares.
Somos seres espirituais, relacionamo-nos, todos os dias, com nossos irmãos desencarnados, e não poderíamos ficar órfãos de conhecimentos, nessa área de importância fundamental para o progresso da alma humana.
Cada lição deve vir a seu tempo, quando os homens estiverem preparados para entendê-las e senti-las. Se Jesus não explicou tudo, o Consolador Prometido o faria, mais tarde.
Estudar as obras de Allan Kardec deveria ser obrigação para qualquer pessoa que se interessasse por qualquer tipo de religião. Essas obras poderiam ser importantes auxiliares em qualquer tipo de crença.
Se deixássemos de lado o orgulho e o preconceito religioso, através dos conhecimentos espirituais, poderíamos acabar praticando a nossa religião – qualquer que ela fosse – com mais humildade, mais amor, mais doação, e o que é o principal: com conhecimento das coisas do mundo invisível que está intimamente ligado conosco.
Foi a falta de humildade, dentro de determinada crença, que resultou nos piores desastres junto à imagem, à obra e à própria essência da vida de Jesus.
Por que não darmos crédito, então, a esses ensinamentos que o Espírito da Verdade – ou o Consolador Prometido – trouxe-nos, através de um trabalho que não é obra humana, e, sim, dos Espíritos iluminados de Deus?
Aproveitemos essa fase nova da Humanidade. Quanto mais cedo você se adequar aos princípios elevados, mais você estará se espiritualizando. E, quando todos nós estivermos de posse dessas verdades espirituais, mais rapidamente o mundo estará se encaminhando para tempos de paz, de luz e de amor. Sem torturas, sem guerras, sem pressões emocionais, sem batalhas ou perseguições de qualquer espécie.
A ordem é para nos reaproximarmos de Cristo, ou melhor, para trazermos Jesus de volta aos altares da consciência humana, renovada e revigorada à luz dos Seus ensinamentos virtuosos, revolucionários e inovadores.

Nenhum comentário: