sábado, 2 de junho de 2012

Palavras do Chico

Amigos,

Recebemos esta coletânea de frases do querido Chico Xavier e repassamos para nossa leitura atenta e profunda reflexão.


A prece, para o homem, deve ser uma fonte de inspiração para o trabalho; ele deve procurar na oração as forças para agir, porque, sem dúvida, a fé sem obras, no dizer de Emmanuel, não passa de uma flor artificial sobre a mesa...

Quem mais sofre no mundo é quem tem mais tempo para si mesmo. Quando o sofrimento alheio nos incomoda, o nosso não nos incomoda tanto... Eu tinha que ir para o “Luiz Gonzaga” escutar o povo; escutando aquela fila, acabava me convencendo de que o que eu sofria não era nada... A gente tem a mania de dramatizar em excesso a própria
dor!

Eu nem sempre posso falar o que penso, mas o que não posso falar é exatamente aquilo que eu não devo dizer..
.
.
O trabalho é remédio para muitos males do corpo e da alma – mais para os males da alma. Quem procura uma ocupação útil, seja ela de que natureza for, foge às ciladas que os espíritos obsessores armam para os homens na Terra.

No centro espírita onde existe muita briga, muita discussão, está faltando trabalho; quem verdadeiramente trabalha na Doutrina não tem tempo para dedicar-se ao conflito com quem quer que seja...

Os espíritas que discutem excessivamente entre si não estão defendendo os interesses da Doutrina e, sim, os seus próprios pontos de vista.

Quem compreende o espírito da Doutrina não se sente animado à discussão... O Espiritismo nos auxilia a identificar tão claramente as nossas necessidades, que, quando delas tomamos consciência, não encontramos, no sentido de nos melhorarmos um pouco, outra alternativa que não seja a do trabalho aliado ao silêncio.

Quem não tem razão no que me critica, não merece resposta; quem tem, está falando a verdade, e contra a verdade ninguém nada pode. É o que Emmanuel tem me ensinado. Por este motivo, a vida inteira procurei ouvir em silêncio as verdades e as mentiras que têm sido ditas a meu respeito.

Creio que, quando cada um de nós estiver cumprindo os deveres que nos competem, perante Deus e diante da vida à frente dos outros e ante a nossa própria consciência, alcançaremos a paz duradoura.

Se eu dispusesse de autoridade, rogaria aos homens que estão arquitetando a construção do Terceiro Milênio que colocassem no portal da Nova Era as inolvidáveis palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: - “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Até que os espíritos aparecessem em minha vida, eu me sentia muito solitário... Passava muitos dias sem conversar com ninguém. Foram os espí ritos que destramelaram a minha língua...

Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que venha a ser o que tenho consciência de que ainda não sou...

Fico triste quanto alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse
eu o ofensor...

Eu sempre quis ter livros... Quando menino, colecionava revistas, gravuras, histórias dos santos da Igreja... Sempre gostei muito de ler, mas nunca pude comprar um livro... Admirava, nas fotos, as grandes bibliotecas... Quando os espíritos começaram a escrever por meu intermédio, eu tinha uma vontade imensa de ver as páginas de autoria deles publicadas... Comecei, então, a fazer livros artesanais: criava capa para eles, autografava e presenteava os amigos... O meu
propósito era o de despertar em alguém a vocação para o livro espírita; tinha esperança de que, um dia, alguém se interessasse pela edição das mensagens dos Espíri tos Amigos por meu intermédio... Manoel Quintão foi um grande benfeitor do livro espírita!... Ele me abriu as portas da FEB... Certa vez, o meu pai, que não podia compreender a minha vocação literária, queimou todas as minhas coleções... Chorei muito, mas Emmanuel me disse que não ficasse triste. Até hoje, passados tantos anos, sinto n’alma aquela emoção indefinível quando tive em minhas
mãos o primeiro exemplar do “Parnaso de Além-Túmulo”!... Muitos livros vieram depois e continuam vindo, mas a emoção do “Parnaso” editado foi uma das maiores alegrias da minha vida.

Nenhuma atividade no bem é insignificante... As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes. A repercussão da prática do bem é inimaginável... Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.

Uma vez eu tinha que rezar mil ave-marias! Ia rezando e contando. Quando chegava a mais de 950, vinha um espírito brincalhão e me fazia errar a conta. Eu tinha de começar tudo outra vez!....

A evolução não se processa de um instante para outro... O Brasil é um país jovem. Muito temos ainda que aprender. O essencial é que evitemos as experiências negativas de outros povos... O nosso povo é extraordinário, mas ainda nos falta amadurecimento... Precisamos
seguir com o Evangelho, pois as nações que dele se afastaram estão todas caindo pelo excesso de inteligência...

Às vezes, nos será possível auxiliar alguém apenas com o silêncio; há pessoas que, em nos procurando, estão procurando apenas quem se mostre disposto a ouvi-las – falando aos nossos ouvidos, é como se estivessem falando aos ouvidos de Deus!...

O espírito preso ao remorso não consegue avançar... Enquanto não quitar, com a própria consciência, os seus débitos, não encontrará o caminho que lhe permita livre acesso a novas conquistas.


O livro espírita é sempre um amigo disponível para dialogar conosco, ensinando-nos o melhor caminho para a aquisição da paz e da felicidade a que espiramos encontrar.”

O estudo meditado das obras de Allan Kardec, a nosso ver, é o passo mais seguro para quem deseja iniciar-se no conhecimento do Espiritismo.

O esforço máximo e desinteressado no bem aos outros, segundo nos parece, é sempre o maior apoio a nós mesmos.

Creio que a importância do Evangelho de Jesus, em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação de nossa vida física.


Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.

As regiões espirituais são mais vastas do que a s regiões físicas do Universo que conhecemos – um Universo mais amplo dentro de outro! “Nosso Lar”, de André Luiz, é apenas um pedacinho...

A caridade é amor; amor é compreensão... A prática do bem aos semelhantes é uma excelente escola para a alma. No exercício da  caridade, estamos no exercício de todas as nossas faculdades espirituais...

A arrogância é um prato cheio para os espíritos das trevas... A criatura arrogante está a um passo de cometer qualquer desatino. Um minuto de invigilância pode significar séculos de luta... A prece e a humildade são vacinas contra a loucura, os estados de desequilíbrio que dão sanatório, cadeia, suicídio... Quem não ora e não tem a preocupação do bem aos semelhantes, fica à mercê dessas forças incontroláveis, dessas forças dispersas do mal, que, infelizmente, ainda fazem tantas vítimas...

Não nos convém perguntar em excesso. A criança pe rgunta muito, mas não está apta para todas as respostas. Somos crianças espirituais...

Os espíritos ainda não encontram uma palavra para definir a dor de um coração de mãe quando perde um filho.

Na realidade, toda doença no corpo é processo de cura para a alma...

Perguntaram-me: Por que é que você não vai cair? Eu então respondi: Eu não posso cair, porque nunca me levantei!...

Nenhum comentário: