domingo, 5 de março de 2017

O que diz o Espiritismo a respeito da ignorância?

Todos os dias vemos pessoas que parecem alienadas ao mundo, estas usam como desculpa a ignorância, já outros se perguntam se realmente são ignorantes e com isso, acabando pensando que não são “inteligentes”. Estes fatores estão ligados ao modo de como interpretamos as informações. Por exemplo, na pesquisa “Os perigos da percepção”, que foi divulgada em dezembro de 2016, o Brasil ocupa o sexto lugar neste ranking que avalia o nível de ignorância das pessoas.

Esta pesquisa que foi realizada em 40 países analisou o conhecimento geral e a interpretação que as pessoas fazem das coisas, ou seja, a distorção e a realidade. Segundo o estud27o, quanto mais próxima da realidade era a interpretação, menos ignorante era o país.

A partir dessa “ignorância”, deve-se levar em conta as desinformações existentes de hoje em dia, que são utilizadas para confundir a cabeça da sociedade. Onde encontra-se isso? Nas redes sociais, nos jornais, site, locais em que o chamado “achismo” acaba imperando.

Outro fator que influência é questão das diversidades de interpretações, o que gera a ingenuidade, que muitas vezes constrange e inibe o indivíduo e por fim, este acaba pensando que não é inteligente.

Como através dos novos conhecimentos nos tornamos instruídos, a inteligência ocorre a partir do momento em que decidimos o que vamos fazer com a informação. Por isso, a ingenuidade não deve ser tratado como algo vergonhoso, mas sim, como uma transição entre um ser e outro.
O que diz o espiritismo a respeito da ignorância?

Para a doutrina espírita, o mal é fruto da ignorância, ou seja, os espíritos da Terra ainda são seres imperfeitos e estão em evolução.

Porém, o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo VII – Bem-aventurados os Pobres de Espíritos, nos lembra que todos os homens são inteligentes e ainda cita a missão do homem na Terra:


“A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade.

Muitos, infelizmente, a transformaram em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu”.


Assim sendo, ao transformar em um instrumento, o homem acaba conhecendo as consequências e caso continue praticando o Mal se torna egoísta. Outro fator que nos deixa assim são as notícias de abusos, corrupção e violência.

O egoísmo está ligado ao uso indevido da inteligência. E a doutrina espírita é esclarecedora, além de orientar e educar. O campo de estudo é enorme, livros, oficinas, etc. Com isso, o nosso grande desafio é o aprimoramento moral, ou seja, a reforma íntima.

Estes novos conhecimentos nos deixam cientes de que somos seres integrais, além de fazer com o tenhamos um bom senso diante dos acontecimentos.

Emmanuel, na questão 204, do livro O Consolador diz:


“O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas”.


O espiritismo nos ensina também que a humildade é a chave para novos conhecimentos e é por meia dela que aprendemos a conhecer o “outro” e também a nós mesmos. Portanto, não deixa a ignorância e o egoísmo te dominar.



Fontes: Revista Internacional de Espiritismo e Espírito Imortal

por Rádio Boa Nova (http://radioboanova.com.br/editorial/o-que-diz-o-espiritismo-respeito-da-ignorancia/#.WLbwppF5X_I.facebook)

Nenhum comentário: