terça-feira, 15 de novembro de 2016

“Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo"

“Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades são encontradas no Cristianismo; os erros que nele criaram raiz são de origem humana. E eis que, além do túmulo, em que acreditáveis o nada, vozes vêm clamar-vos: Irmãos! nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade!” – (Espírito de Verdade. Paris, 1860.)


Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 5.



As palavras do Espírito da Verdade ainda ressoam, mais de século e meio após serem proferidas. 

Aos nossos irmãos espíritas, peço que sempre façamos uso da razão e do bom senso, lições deixadas pelo nosso querido Allan Kardec quando da Decodificação, há centenas de anos atrás. Como bom professor, Kardec sempre buscou diferentes "fontes" em suas pesquisas sobre o mundo dos Espíritos e fez do estudo sistemático das mensagens ditadas o seu mais valioso guia.

Ainda agora, em que pululam em livrarias e sites livros e textos psicografados supostamente de médiuns ou desencarnados famosos, faço este apelo a todos e das palavras do Espírito da Verdade as de todos os espíritas de bom senso: amai-vos e instruí-vos, usemos da sabedoria e da fé raciocinada para discernir o que podemos confiar e o que não podemos. Desconfiemos do sensacionalismo fácil e apelativo, sob o risco de voltarmos aos tempos em que a pura e simples "celebração" dos fenômenos espirituais sobrepunham-se ao estudo da Doutrina e a aplicação dos ensinamentos do nosso Mestre Jesus.

Por fim, sempre lembrarmos que mais importante é: "Fora da Caridade, não há salvação".

Nenhum comentário: