quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Sobre a disciplina nas Casas Espíritas

Quero trabalhar na casa espírita apenas quinzenalmente, mas os dirigentes não permitem. Então, o que fazer?

Semana passada, um rapaz, residente numa pequena cidade de Sergipe, procurou-me com a seguinte questão:

"Sou frequentador de uma casa espírita e quero muito ser trabalhador. Como muita gente, porém, eu esbarro na questão que envolve o tempo. Meu tempo disponível para ajudar numa atividade da casa, que ocorre às sextas feiras, é quinzenal, ou seja, posso comparecer a cada 15 dias. Serei fiel a este compromisso quinzenal, todavia, a casa espírita diz que só pode me aceitar como trabalhador se eu comparecer semanalmente. Portanto, não posso trabalhar. O que você pensa disso?"

Já que ele perguntou, vamos à resposta:

Todas as instituições, espíritas ou não, para garantir seu bom funcionamento necessitam de regras e disciplina.

Não dá para deixar a coisa solta, como alguns pensam, apenas por se tratar de trabalho voluntário.

Contudo, vale lembrar as situações do mundo moderno, a acessibilidade aos locais, a disponibilidade de tempo das pessoas e a informação dos Espíritos de que o limite do trabalho é o das forças, ou seja, há pessoas que tem tempo, condição e força para trabalhar todos os dias, outras pessoas, contudo, não possuem essas condições.

Portanto, cabe também à casa e seus dirigentes o exercício da empatia e da flexibilidade a fim de que ofereçam oportunidade de trabalho, sem, com isso, relaxar e comprometer a disciplina que exige um trabalho numa casa espírita.

Eis, aí, um desafio ao dirigente espírita. (Wellington Balbo)



Fonte: Interação Espírita, no Facebook.

Nenhum comentário: