segunda-feira, 4 de maio de 2009

Abrindo a Bíblia Tema: DIZIMO

Como dizia Shakespeare, a Bíblia pode ser usada para defender qualquer idéia ou argumento, ainda que propositalmente errado ou desonesto. É óbvio que tudo é uma questão de interpretação pessoal, e qualquer fundamentalista que diga o contrário do que se deseja defender, evidente que será acusado de apostasia e anematizado.

Velho Testamento - Malaquias 3:10: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, até que não haja lugar suficiente para a recolherdes".

Não há um só versículo no Novo Testamento, que registre a obrigatoriedade de se dizimar. O cristão não é obrigado a dar o dízimo, nem por medo do devorador (Malaquias 3:11) ou de ser amaldiçoado, porque o dízimo é um mandamento da lei judaica - era então obrigação dos judeus. Jesus condenou a atitude dos judeus escribas e fariseus que dizimavam e não ofertavam o seu amor ao próximo. (Mateus 23:23), infelizmente nos dias de hoje são numerosos os cristãos que têm repetido essa mesma atitude.

Vídeo relacionado: Reportagem do Jornal Nacional da TV Globo mostrando o fundador de uma igreja orientando seus pastores sobre como convencer e incentivar o povo a dar dinheiro a eles. (Edir Macedo - www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk).

Vídeo relacionado: Advogado de uma igreja argumentando que o dízimo é um mandamento bíblico. (Documento Especial - Igreja Universal - Dízimo -

3 comentários:

Reinaldo Lima disse...

Não sabia que os judeuses eram obrigados a pagar o dízimo com imposto. A minha mulher é da igreja católica e não é obrigada a contribuir com 10% do seu vencimento oriundo de aposentadoria. Entretanto, eu sou incentivador de que contribua para ajudar nas despesas. Eu não pago. Atualmente sou simpatizante da filosofia budista, não sou congregado para não criar desavença na família. Este mes de setembro iniciei pesquisar sobre o espiritismo e acho que é na filosofia Espírita, que eu vou encaxar-me. Exatamente por acreditar na reencarnação. É explicável as diferenças de conduta, acredito sim, na evolução espiritual! porque é tão lenta a mencionada evolução?

Anônimo disse...

Esse bando de espirita só falam de besteira, pegam da biblia somente o que lhe interessa, mas não a seguem, coloquem em suas bibliotecas uma biblia para que seus frequentadores possam confrontar com o que o imbecil do kardec fala que nem é esse o nome dele.consulte a biblia conforte-a acredite em jesus no que jesus escreveu.

Unknown disse...

Celso Eduardo (Torres RS)

Meu irmão, o espiritismo tem a biblia na biblioteca tanto é que sabemos que Jesus nunca falou de religião A ou B ele nos falou onde um ou mais se reunir em meu nome la eu estarei.
E sabemos que ele pregava humildade, caridade e benevolencia.
E sabemos que religião não é um emprego para vivermos dela, o dizimo deve ser utilizado para ajudar ao proximo não para sustentar grandes templos ou manter o superfulo de quem quer que seja. Me desculpe se de alguma forma lhe ofendi.
Eu sou espirita do evangelho aprendis.
Meu mestre é Jesus.
Uso a fé raciocinada, reflito e não
uso a religião para ofender ninguem.
Um abraço fraterno!