sábado, 16 de maio de 2009

Os Fluidos

Sérgio Biagi Gregório

1) O que significa a palavra fluidos?

Diz-se das substâncias líquidas ou gasosas. São os estados da matéria em que ela é mais rarefeita do que no estado conhecido sob o nome de gás.

2) O que se entende por fluido cósmico universal?

O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele.

3) O que se entende por fluido espiritual?

A qualificação de fluidos espirituais não é exata. Quando nos referimos aos fluidos, referimo-nos à matéria. Nesse caso, eles são matéria mais ou menos quintessenciada. Dizemos fluidos espirituais mais pela afinidade que eles guardam com os Espíritos. Poder-se-ia também dizer que eles são matéria do mundo espiritual.

4) O que se entende por fluido magnético?

O fluido magnético é uma transformação ou modificação do fluido universal.

5) Quais são as outras denominações de fluidos?

Fluido imponderável, fluido mentomagnético, fluido nervoso, fluido perispiritual, fluido vital, fluido vivo, fluidoterapia.

6) Qual a importância do estudo dos fluidos?

De acordo com o Espiritismo, os fluidos se prestam a muitos fenômenos, que a ciência terrestre ainda não consegue explicar, ou seja, a materialização, as aparições, os milagres, as curas, as assombrações etc.

7) Relacione fluidos e passe espírita.

O passe é a transfusão de fluidos físicos e espirituais em que estão entrelaçados os fluidos materiais (magnetismo do médium) e os fluidos espirituais (magnetismo dos Espíritos). O passe é uma irradiação amorosa tanto do médium quanto dos Espíritos de luzes, que estão interessados no equilíbrio psíquico, físico e espiritual dos encarnados.

8) Qual a diferença entre a condensação do fluido universal no corpo físico e no perispírito?

Tanto o corpo carnal quanto o corpo perispirítico são provenientes do fluido universal. No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas. No corpo material, essa condensação tem mais ponderabilidade.

Bibliografia Consultada

KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975, capítulo 14.

EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro: FEB, 1995.

Nenhum comentário: