terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A teoria da evolução expandida

"Em 1859, dois anos depois do lançamento de O Livro dos Espíritos por Allan Kardec, o célebre cientista inglês Charles Darwin publicou A Origem das Espécies, 28 anos após ter partido para uma viagem de estudos ao redor do mundo que durou cinco anos e embasou toda sua reveladora obra.

[...] Darwin anulou a teoria do criacionismo e mostrou de uma forma lógica que a vida, biologicamente considerada, evoluiu desde um organismo unicelular para, bilhões de anos depois, ter-se chegado ao homem. Dentre os dois extremos, a evolução produziu milhões de seres vivos; todos, sem exceção, elos de uma corrente indissociável.

[...] Paralelamente às constatações biológicas de Charles Darwin, Allan Kardec nos trouxe as informações iniciais, oriundas do plano espiritual superior, acerca da origem e evolução do espírito desde a mônada (princípio espiritual individualizado) até à alma humana. Analogamente ao ocorrido no processo de evolução biológica, dentre os extremos, há milhões de patamares de desenvolvimento espiritual fortemente inter-relacionados.

[...] Em A Gênese, Kardec teceu comentários sobre a origem da vida na Terra em perfeita consonância com Darwin. No item 28 do capítulo X, escreveu o codificador do Espiritismo:

Por pouco que se observe a escala dos seres vivos, do ponto de vista de seu organismo, reconhece-se que, desde o líquen até a árvore, e do zoófito ao homem, há uma cadeia que se eleva por graus, sem solução de continuidade, e da qual todos os elos têm um ponto de contato com o elo precedente; seguindo-se passo a passo a série dos seres, dir-se-ia que cada espécie é um aperfeiçoamento, uma transformação da espécie imediatamente inferior.

[...] Certamente, a conjunção da teoria da evolução de Charles Darwin com os ensinamentos a respeito da vida espiritual constantes das obras de Allan Kardec forma a verdadeira imagem a nos permitir a compreensão da vida sob o ponto de vista holístico.

Segundo Kardec, os espíritos são criados simples e ignorantes. Portanto, para cada fase da evolução espiritual, desde a mônada, há um veículo físico compatível. Quanto maior o grau de evolução, mais complexo o corpo carnal, sobretudo no que diga respeito ao sistema nervoso, já que o cérebro é o transdutor da mente ao corpo físico. Ou seja, quanto mais expandida a consciência espiritual eterna, mais elaborado o sistema nervoso do corpo físico transitório.

Uma vez originado o espírito, (mônada), tem início a longuíssima e dificílima jornada rumo à angelitude. Trata-se, basicamente, de um processo que envolve um número inimaginável de reencarnações e desencarnações, com o intuito do aprendizado nas mais distintas condições e situações."


Extraído do livro Alimentação e Evolução Espiritual, do autor Edson Ramos de Siqueira. Fonte: Traço de União

Nenhum comentário: