segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Espiritismo e formação da matéria

Segundo o Modelo Padrão de partículas, o bóson de Higgs deu massa à matéria expelida pelo Big Bang há 14 bilhões de anos, o que permitiu o surgimento de tudo o que existe no cosmos. Segundo Peter Higgs, as partículas não possuíam massa logo após a grande explosão que deu origem ao universo. Conforme o cosmos esfriou, formou-se um campo de força, o "campo de Higgs", que dá massa às partículas.

Curiosa similaridade com o fluido universal mencionado na obra espírita: "... ao elemento material é necessário ajuntar o fluido universal, que exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, demasiado grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, se pudesse considerá-lo como elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se fosse simplesmente matéria, não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria; suscetível, em suas inumeráveis combinações com esta, e sob a ação do espírito, de produzir infinita variedade de coisas, das quais não conheceis mais do que uma ínfima parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se serve, é o princípio sem o qual a matéria permaneceria em perpétuo estado de dispersão, e não adquiriria jamais as propriedades que a gravidade lhe dá." Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos (grifos nossos)
A primeira edição de O Livro dos Espíritos foi lançada em 1857. O trecho acima é a resposta à questão 27, capítulo 2, sobre os elementos gerais do universo. Lembrando-se que o bóson de Higgs, parte do atual Modelo Padrão de partículas, ajuda a elucidar apenas uma pequena parte do universo, a matéria convencional (~4% do universo). Ele deixa temas como matéria escura (~24% do universo) e energia escura (~72% do universo) ainda sem explicação.

Nenhum comentário: