terça-feira, 2 de novembro de 2010

105 anos do Jornal “O Clarim”

Como tem ocorrido todos os anos desde sua fundação em 15 de agosto de 1905, a comunidade espírita do município comemorou mais um ano do jornal O Clarim e homenageou seu idealizador, Cairbar Schutel.
A homenagem ao centésimo quinto aniversário do jornal foi realizada no Centro Espírita O Clarim na noite de 17 de agosto de 2010. Numeroso público lotou as dependências do auditório do centro espírita, que recebeu o palestrante Edegar Tão, responsável pelo Departamento de Comunicação da USE de Ribeirão Preto (SP).
A palestra de Edegar foi baseada em uma das parábolas de Jesus. Na oportunidade abordou importantes conceitos doutrinários, enaltecendo o exemplo de Cairbar, que foi um dos grandes divulgadores da Terceira Revelação.
José Luiz Marchesan, presidente da instituição, agradeceu a participação de todos e encerrou a solenidade com emocionada prece.
Como é de costume a festa continuou no salão anexo ao auditório, onde foram servidos salgados, doces e refrigerantes a todos os presentes, num clima de muita alegria e amizade.
Em reconhecimento ao dia de fundação de O Clarim, a Câmara Municipal criou a Lei Municipal n° 3.012 de 06/06/2000 que estabeleceu o dia 15 de agosto como o Dia de Cairbar Schutel. É uma justa homenagem da sociedade matonense a um homem que muito realizou em favor da cidade.
No prefácio do livro Cairbar Schutel, O Bandeirante do Espiritismo (O Clarim, 1984), Wallace Leal Rodrigues, um dos grandes colaboradores da casa, parece antecipar o reconhecimento àquele que foi considerado o Pai da Pobreza de Matão: “a sua querida Matão – que agora também ganha porte – pela ‘descoberta’ de seu filho laborioso e honrado, (...) um dia há de saldar a dívida de gratidão que tem para com ele – o grande amor do cidadão e do espírita Cairbar Schutel.”

Nenhum comentário: