sexta-feira, 27 de março de 2009

OS ESPÍRITOS E OS PLANOS DE DEUS

Segundo a afirmação de muitos filósofos espiritualistas, o espírito imortal seria uma partícula infinitesimal do pensamento divino, ou seja, parte do próprio Deus, e já traria consigo o gérmen da perfeição, mas em estado embrionário, necessitando de trabalho, esforço e experiências, para que esse fogo sobre cinzas possa aflorar, levando-o a integrar-se com o próprio Deus, numa comunhão indescritível da mente humana com a mente divina.

O espírito inicia a sua caminhada evolutiva através dos minerais, onde ganha estrutura rígida, passando em seguida aos vegetais, recebendo deles a sensação, e um passo acima, nos animais, ganha o instinto, desaguando no homem com a conquista do pensamento contínuo e o livre-arbítrio, e, de posse desses dois atributos, parte para a conquista da razão.

Nessa caminhada milenar na direção das estrelas, o espírito emoldura para si dois corpos, um espiritual e outro somático ou físico, que na realidade são instrumentos a serem utilizados na sua evolução. O corpo físico, mais grosseiro e visível, é utilizado no mundo das formas, e o corpo espiritual, invisível, pode ser utilizado nos dois mundos, sendo que no mundo físico ele fica agregado ao corpo físico, e depois da morte se desagrega e acompanha o espírito nas suas experiências nos mundos extrafísicos.

A esse corpo espiritual, Kardec deu o nome de "perispírito", ou seja, intermediário entre o corpo físico e o espírito, e é ele o responsável por todas as modalidades mediúnicas do homem carnal, assim como é o modelador organizador biológico do corpo somático ou físico.

Por ocasião dos nascimentos, o perispírito molda a forma física no nascituro, imprimindo no corpo físico as características nele retratadas, e é aí exatamente que mora o perigo, porque se o perispírito estiver com máculas devido às nossas faltas leves, médias ou graves, elas vão aparecer no novo corpo físico que iremos envergar, e é assim que surgem, no cenário da vida, os cegos, mudos, surdos, paraplégicos, tetraplégicos, e as distonias físicas e mentais que conhecemos.

Deus sempre prepara o melhor para nós, isto porque os altos desígnios de Deus não estão soltos conforme os acontecimentos; mas o certo é que existe um plano previamente elaborado, e muitos espiritualistas acham que essa predestinação tem a ver com a eleição de alguns, às vezes para cumprir missões dificílimas, assim como também a desdita de outros, que precisam passar pelo cadinho das depurações, a fim de se estabilizarem e achar o caminho correto da evolução.

O plano de Deus nunca é para salvar apenas alguns, mas certamente para conseguir a educação de todos, e isso só pode ser conseguido através da lei da reencarnação, que permite a volta do homem muitas vezes ao vaso carnal, a fim de saldar as dívidas com a retaguarda, e avançar no caminho do bem.

Djalma Santos

Nenhum comentário: