domingo, 27 de setembro de 2009

Na luta

Cairbar Schutel

Publicado em 29 de setembro de 1928

Não se pode viver sem lutar, porque a vida é uma luta contínua para perfeição.
Ganhamos mais em um dia de luta do que em um dia de indolência.
Na luta aprendemos a conhecer o mundo, exercitamos a nossa atividade e preenchemos o tempo que nos foi concedido nesta escola, que chamamos Terra, para melhor preparados enfrentarmos as lides futuras.
Sem luta não há progresso, como sem trabalho não pode haver conhecimentos condignos de nossa elevação.
Nada morre, nada perece na criação: a matéria se transforma; o Espírito se aperfeiçoa.
Daí a razão de ser a luta a necessidade imprescindível do trabalho.
Filhos diletos da Imortalidade, a luta e o trabalho, longe de serem o castigo com que o Criador condenou os degradados Espíritos que perambulam neste mundo, são os meios que Ele nos facultou para alcançarmos as puras regiões da Espiritualidade.
No mundo todos lutam, todos trabalham, desde os mais insignificantes seres que se preparam para ingressar na humanidade, até os sábios e os santos; do inseto ao homem vulgar, e deste gênio caído das alturas, todos se esforçam, todos estudam, todos trabalham, todos lutam, porque a Vida é o trabalho, a Vida é a luta, a Vida é um combate incessante para um estado melhor que todos almejam.
Lutemos, trabalhemos, progridamos, em poucas palavras, pois é assim que a Vida se manifestará em nós; é assim, pelo conhecimento dos seres e das coisas, pela rememoração do passado, pelo estudo do presente que vislumbramos o futuro, quando as magnificências da Vida Eterna nos esperam para o exercício de uma atividade mais de acordo com a nossa condição de Espíritos.
Lutemos com humildade, mas altaneiros, pelo nosso próprio bem e dos nossos semelhantes, concorrendo com as parcas forças de que dispusermos para o progresso de todos.
Trabalhemos sem cessar, com o corpo e com o Espírito, com o cérebro e o coração, procurando fazer obra de perfeição, e quando chegar para nós o “Dia do Senhor”, o esforço, a boa vontade que despendemos, farão eco na nossa consciência, repetindo a nossa confissão ao Supremo Criador e Pai: “lutei, trabalhei, esforcei-me o quanto pude para preencher o meu tempo na Terra; auxilia-me agora com as Tuas graças para que dela possa sair dignamente!
O trabalho é um atributo da Vida: não pode haver trabalho sem luta.

Nenhum comentário: