quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vida após a morte é tema atual no cinema brasileiro




Notícias


José Antonio M. Pereira*

Em 2009, as telas brasileiras exibiram com grande sucesso o filme “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”. Na sequência, virão novas produções relacionadas ao Espiritismo: “Chico Xavier”, “Nosso Lar” e “As Mães de Chico Xavier”.

A produção do filme sobre Chico Xavier já encerrou as filmagens e o lançamento está previsto para abril de 2010. Concebido pela mesma equipe de “Bezerra de Menezes”, o filme, “As Mães de Chico Xavier” também será lançado em abril, pela Fox Filmes. Não conseguimos notícias oficiais sobre “Nosso Lar”, mas segundo o jornalista Mário Cesar Filho, o filme já está sendo rodado e é uma produção americana, mas com elenco brasileiro. Ele flagrou um dos cenários e encontrou o ator Renato Prieto, que interpretará André Luiz. Mário Cezar publicou o que conseguiu saber no seu blog, “Rascunho passado a Limpo”, em julho de 2009.

Mas além dessas produções, que estarão em cartaz em breve, claramente centradas na vida após a morte, outros filmes nacionais recentes trataram do tema, mesmo que não tenha sido o assunto central.

O filme Besouro, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, conta a saga de Manoel Henrique Pereira, exímio lutador de capoeira, que nasceu na Bahia em 1897. Embora a escravidão já tivesse sido abolida, os negros eram proibidos de praticar sua cultura e viviam sob opressão constante. A história é contada com a presença marcante de personagens espirituais das crenças afro-brasileiras e, nesse contexto, o filme mostra o intercâmbio com alguns dos protagonistas que passam para o outro lado da vida.

Outra produção que mostra a comunicação com os “mortos”, com a mesma naturalidade, é o documentário “Hebert de Perto”. Dirigido por Roberto Berliner e Pedro Bronz, o filme é sobre a vida e música de Herbert Vianna, líder da banda Os Paralamas do Sucesso. Após anos de uma sólida carreira, o vocalista e compositor sofre um acidente aéreo com o ultraleve que pilotava. O acidente tira a vida de sua esposa, Lucy Needham, e Herbert chega praticamente sem vida ao hospital, recuperando-se de forma surpreendente. Neste filme, a presença espiritual é ainda mais notável, pois são depoimentos do próprio Herbert que descrevem, com naturalidade, o seu contato com a esposa.

Algo que nos chamou a atenção nos dois casos foi a forma da abordagem do tema, distante do tratamento de terror, de coisa fantástica ou sensacionalista. Isso mostra uma mudança cultural, onde a existência e a comunicação com os espíritos passa a ser tratado como coisa comum no nosso dia a dia. E isso partindo de artistas reconhecidos, cineastas, escritores, pessoas cultas, formadores de opinião em primeira instância, e aceitos pelo público em geral.

Cremos que isto é só o começo.


Saiba mais em:

Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito. Site do filme:

http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/


Chico Xavier. Site do filme e do blog:

http://www.chicoxavierofilme.com.br/

http://www.chicoxavierofilme.com.br/site/?cat=1


Nosso Lar. Blog Rascunho Passado a Limpo:


http://rascunhopassadoalimpo.blogspot.com/2009/07/nosso-lar-o-filme.html


Rádio Boa Nova:

http://www.radioboanova.com.br/noticia.php?id=7269


Besouro:

http://www.besouroofilme.com.br/


Herbert de Perto:

http://www.herbertdeperto.com.br/


Espiritismo.Net - Chico Xavier vai ao cinema:

http://www.espiritismo.net/content,0,0,1093,0,0.html


* José Antonio M. Pereira coordena o ESDE e é médium da Casa de Emmanuel, além de integrante da Caravana Fraterna Irmã Scheilla, no Rio de Janeiro. Também é colaborador da equipe do Serviço de Perguntas e Respostas do Espiritismo.net.

Um comentário:

Jackeline Depp disse...

Nossa!!! Realmente em breve as pessoas estarão "se rendendo", no bom sentido, às muitas "verdades" que o Espiritismo mostra e nos faz lembrar das lindas palavras de nosso Amado Mestre Jesus!!!
Brigadinha Elaine, por nos passar tantas informações atuais sobr o Cinema Espírita!!! Amei estar aqui!!!Beijinhos de estrelinhas coloridas!!!
Jackie-Curitiba-PR
JDM