quinta-feira, 9 de julho de 2009

Contra a gripe SUÍNA

Entenda como fortalecer o corpo

Odair Alfredo Gomes

A maneira mais correta e saudável de enfrentar o vírus Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína) é reforçar o sistema imunológico por meio de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular a imunidade, preparando as células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T), as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores. Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o sistema imunológico.

Coloque na alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora). Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico. O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados os vírus nem chegarão perto de você.

Abraços.

Odair Alfredo Gomes - Possui graduação em Biomedicina pela Organização Educacional Barão de Mauá (1985), mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto.

Um comentário:

Jackeline Depp disse...

Saudações de luz e paz!!!
Fiquei muito feliz em encontrar seu feliz comentário de como se previnir contra a nova gripe, mas esqueceu de um poderoso meio de evitá-la também: a Oração!!!
Também tenho um Blog. Um dia desses entra lá e leia nossa história no arquivo do mês de fevereiro, ok?
Tomei a liberdade de publicar esse artigo no meu Blog. Se não permitir, favor deixar um recadinho no meu e-mail:lynemy@hotmail.com
Endereço do Blog:
www.johnnydeppmadness.blogspot.com
Abração de luz e paz!
Jackeline-Curitiba-PR