quarta-feira, 21 de abril de 2010

ESPIRITISMO - CAIBAR SCHUTEL, O BANDEIRANTE DO ESPIRITISMO


January 10, 2009Vídeo institucional comemorativo do centenário de fundação do Jornal O Clarim (fundado por Cairbar Schutel em 15/08/1905), periódico mensal pertencente ao Centro Espírita Amantes da Pobreza, atualmente "Centro Espírita O Clarim".

A Casa Editora O Clarim realizou nos dias 12 a 14 de Agosto de 2005, um encontro espírita célebre e memorável com o tema central "Dimensão Espiritual da Nova Era", e participação de renomados conferencistas.

A abertura das solenidades ocorreu com uma conferência do tribuno e médium Divaldo Pereira Franco.

No dia seguinte a Dra. Irvênia Santis Prada que falou sobre a "A Gênese da Alma". Durante o dia, apresentaram exposições os Drs. Moacir Costa Araújo Lima, com o tema "Deus e a Ciência - A nova Física e o Espírito", André Luiz Peixinho com o tema "Ação da Espiritualidade na saúde" e Alberto de Almeida, "Amar se aprende amando".

No último dia, domingo, participaram os Drs. Sérgio Felipe de Oliveira com o tema "Farmacologia e Espiritualidade" e Marlene Rossi Severino Nobre apresentou o tema "Diversas faces da obsessão". O encerramento foi com o físico e escritor espírita José Raul Teixeira

Estiveram presentes personalidades espíritas de diversos estados brasileiros e do exterior. As rádios Rio de Janeiro (RJ 1400 AM) e Rede Boa Nova de Rádio (SP 1450 AM) e o portal Plenus Net (www.plenus.net) transmitiram o evento em tempo real. Os principais órgãos de imprensa espírita estiveram presentes ao evento.

Breve currículo dos conferencistas:

Divaldo Pereira Franco (BA) - Professor, escritor espírita com mais de 150 obras, com tiragem de mais de 5 milhões de exemplares, das quais 70 encontram-se traduzidas para 15 idiomas; realizou 10 mil conferências em cidades brasileiras e em cerca de 60 países em quatro continentes; fundador e dirigente da "Mansão do do Caminho", entidade assistencial localizada em Salvador - BA, que atende milhares de familias carentes e mantém escolas.

Marlene Rossi Severino Nobre (SP) - Médica Ginecologista. Presidente das AMES Brasil e Internacional. Conferencista e Escritora. Autora dos livros: Lições de Sabedoria; A Obsessão e suas Máscaras; Nossa Vida no Além; O Clamor da Vida e A Alma da Matéria.

Sérgio Felipe de Oliveira (SP) - Médico formado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Neurociências pela USP. Diretor do Pineal Mind Instituto de Saúde. Criador e diretor do Projeto Uniespírito

Irvênia Prada (SP) - médica veterinária pela Universidade de São Paulo, professora titular em Neuroanatomia na Faculdade de Medicina Veterinária da USP.

Moacir Costa Araújo Lima (RS) - Bacharel e Licenciado em Física, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com cursos de pós-graduação na área de Didática da Física, Matemática e Probabilidades, além de Mestre em Lingüística e Professor Universitário na PUCRS, pesquisador e conferencista (com participações no movimento espírita e em sua área profissional, inclusive no exterior), com diversos livros e artigos publicados.

José Raul Teixeira (RJ) - Licenciado em Física, Doutro em Educação pela UNESP e professor na Universidade Federal Fluminense, autor de 23 livros publicados, 3 deles traduzidos para o espanhol, conferencista de renome internacional.

Alberto Almeida (PA)- médico, psicoterapeuta, diretor científico da Associação Médico-Espírita do Pará, especialista em TVP Terapia Regressiva a Vivências Passadas e conferencista,

André Luiz Peixinho (BA) - Assessor especial da Federação Espírita do Estado da Bahia. Graduado em Medicina, Filosofia e Psicologia. Professor de Pós-Graduação na Universidade Federal da Bahia, Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Instituto Junguiano da Bahia. Conferencista espírita.

Casa Editora O Clarim
http://www.oclarim.com.br/index.php?id=1

A Casa Editora O CLARIM foi fundada aos 15 de agosto de 1905, por Cairbar de Souza Schutel, que nasceu no Rio de Janeiro a 22 de setembro de 1868 e faleceu em Matão-SP no dia 30 de janeiro de 1938. A Casa Editora O CLARIM edita o Jornal O Clarim (desde 1905) e a Revista Internacional de Espiritismo (desde 1925), além de possuir 119 títulos editados de livros espíritas, de diversos autores, inclusive do próprio Cairbar Schutel.

A Revista Internacional de Espiritismo e o Jornal O Clarim, editados pela Casa Editora O CLARIM são propriedades do Centro Espírita O Clarim (nova razão social do Centro Espírita Amantes da Pobreza), também fundado por Cairbar de Souza Schutel em 15 de julho de 1905.

Ambas as publicações têm circulação nacional e no exterior, com artigos e reportagens versando sobre a Doutrina Espírita e assinados por destacados nomes do Movimento Espírita, ocorrência também verificada com os livros editados, em sucessivas edições.

Conheça as publicações através do site www.oclarim.com.br.

2 comentários:

Fernando Romano Menezes disse...

Muito bom o vídeo do Cairbar Schutel, parabéns!

Entendendo o Espiritismo disse...

Adorei sua mensagem Sr. Gato.
Te amo :*