domingo, 2 de agosto de 2009

Questões para estudo e diálogo virtual grupo de estudos CVDEE

1 – Por que não são igualmente ricos todos os homens?

R;: Não somos igaulmente ricos, pois nem todos teriam a capacidade e aprendizado para possuir tal riqueza.A riqueza existe porque Deus quis distribuila e cabe ao Homem essa tarefa de administrador.


2 – Por que Deus concede a riqueza a pessoas que fazem mau uso dela, sem fazer com que frutifique para o bem de todos?

R: O homem na terra tem seu livre arbitrio de decidir qual caminho quer seguir na terra.

Com isso quando Deus concede a riqueza para a pessoa cabe a ela discenir o bem e o mal, mas por egoismo e falta de amor com o proxímo, acaba usando o dinheiro para pagar suas más tendências e suas paixões, esquecendo-se do proxímo. A riqueza foi dada ao Homem para fazer coisas boas não so em seu beneficio mas tambpem em beneficio do proxímo.A riqueza Deus concede a um depois concede a outro, ou seja hoje sou eu , amanhã será você o rico.

3 – Qual é a verdadeira propriedade?

R: A verdadeira propriedade não é aquela que o homem conquista na Terra quando encarnado e sim, o que ele consegiu construir dentro de si mesmo.

Ou seja, não importa se você foi rico, ou que possue bens materiais na Terra o que importa depois do desencarne é o que o seu espirito conquistou ao longo dos anos, se você é rico de coração, se possue moral, etc.

4 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.

R: "O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo. Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece. Forçado, porém, que é a abandonar tudo isso, não tem das suas riquezas a posse real, mas, simplesmente, o usufruto. Que é então o que ele possui? Nada do que é de uso do corpo; tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais. Isso o que ele traz e leva consigo, o que ninguém lhe pode arrebatar, o que lhe será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste. Depende dele ser mais rico ao partir do que ao chegar, visto como, do que tiver adquirido em bem, resultará a sua posição futura. Quando alguém vai a um país distante, constitui a sua bagagem de objetos utilizáveis nesse país; não se preocupa com os que ali lhe seriam inúteis. Procedei do mesmo modo com relação à vida futura; aprovisionai-vos de tudo o de que lá vos possais servir. "
É o que acabei de dizer referente a questão de número dois.
Ou seja a propriedade do homem é o que ele consegiu adquirir para o seu espirito em sua Estadia aqui no planeta Terra.Se ele colheu bons frutos, se fez bom uso de sua fortuna terrena para o bem ajudando o proxímo.

Nenhum comentário: