domingo, 7 de junho de 2009

O meio ambiente e nós somos um único ser!


Dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Vamos comemorar? A idéia é boa, mas temos motivos para isso. Eu realmente não sei. Bater palmas para o meio ambiente seria o mesmo que homenagear a nós outros. Isso não faz o menor sentido, pois eu e todos os meus irmãos da face da Terra somos integrantes do mesmo contexto: não existe humanidade sem respeito à natureza.

Vamos fazer um exercício interessante? Imagine o nosso lar planetário, a Terra, sem os 6 bilhões de seres humanos que o habitam. Pensou? É verdade! As árvores cresceriam sem o perigo de serem derrubadas; as águas dos mares e dos rios correriam límpidas, sem o risco de poluição; as calotas polares manteriam sua temperatura equilibrada, ignorando os efeitos do efeito estufa.

Façamos agora o inverso: o homem sem a natureza... Também é verdade! Nós não desfrutaríamos de presente nem de futuro. Não teríamos competência sequer para atingirmos uma semana de vida. Faltariam água, alimentos e oxigênio. Sem os recursos naturais, nossa vida não passaria do sonho de um Ser generoso e benevolente.

Nós devemos refletir sobre nossos hábitos em momentos simples de nosso cotidiano. Será que estamos usando com sabedoria a água e a energia elétrica? Será que estamos separando inteligentemente o lixo que nossa família produz? Será que estamos queimando desnecessariamente os combustíveis derivados do petróleo? Será que as praças e as ruas estão recebendo as latas e os papéis que deveríamos jogar no cesto do lixo?

Vamos comemorar este importante dia com atitudes que façam a diferença positiva. Vamos praticar atitudes que comprovem a nossa gratidão pelo meio ambiente, de forma que nós possamos sentir prazer por estarmos reunidos aqui, vivendo neste lindo planeta azul. Na nave chamada Terra a única certeza é a de que somos todos um só. Filhos do Universo, nós somos irmãos das estrelas e das árvores. Contudo, nós precisamos fazer por merecermos a nossa presença aqui. Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente!

Escrito por: José Augusto Pinheiro - Rede Boa Nova de Rádio

Nenhum comentário: